terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Associação Keynesiana Brasileira lança "Dossiê da Crise"







Por Paulo Rubem


Recebemos hoje a publicação intitulada "Dossiê da Crise", elaborada pela AKB-Associação Keynesiana Brasileira, entidade civil sem fins lucrativos, criada em abril de 2008, em seu I Congresso, realizado no Instituto de Economia da UNICAMP.

A entidade tem como objetivo desenvolver o conhecimento da teoria e da economia Keynesiana ( de John Maynard Keynes ) entendida como ciência social.

Keynes, Economista britânico, nasceu em 5/6/1883, em Cambridge, Inglaterra e faleceu em 21/4/1946, em Firle, também na Inglaterra.

Na publicação estão disponíveis 17 artigos, divididos em cinco capítulos.

O primeiro, a introdução, é seguido pelos demais que são, pela ordem, os seguintes :

Algumas visões da crise

Entendendo a crise financeira mundial

Caminhos para a superação da crise

A crise no Brasil : Natureza e Políticas

Entre os autores mais conhecidos despontam Luis Carlos Bresser Pereira, José Luis Oreiro,Luis Fernando de Paula,João Sicsu, Fernando Ferrari e Daniela Magalhães Prates(em artigo conjunto com mais três professores).

Desses, João Sicsu, Professor da UFRJ,hoje Diretor de Política Macroeconômica do IPEA, para nosso privilégio,é um de nossos interlocutores nas reflexões que fazemos sobre os assuntos de suas áreas de estudo.

Os autores são professores da UFRJ, UNICAMP, UERJ, UFMG, UFRGS, entre outras instituições, em sua maioria Doutores e Doutorandos em Economia. Alguns, como Sicsu , Ferrari e Luis Fernando de Paula já têm vários livros publicados tratando de política cambial, monetária, globalização financeira e outros temas associados.

Para acessar o site da instituição vá em www.ppge.ufrgs.br/akb

A atual diretoria da Associação é presidida pelo Professor Fernando Ferrari Filho, da UFRGS e tem, como patronos, entre outros, o Professor Luis Gonzaga Belluzzo.

A entidade iniciou a chamada para a publicação de artigos para o seu II Congresso Internacional.

Na imagem aqui publicada, a logomarca da Associação Keynesiana Brasileira.

Nenhum comentário: