domingo, 1 de fevereiro de 2009

Bancada do PDT define líderes e estratégia para 2009 na Câmara Federal


Por Paulo Rubem

Acabou há poucos minutos a reunião da bancada federal do PDT na Câmara dos Deputados. Com a presença do Senador Cristovam Buarque(PDT-DF) e do Ministro do Trabalho, Carlos Luppi, foram escolhidos os dois nomes que irão se revezar na Liderança do partido, que deixará o Bloco formado para a eleição da Mesa Diretora logo após essa votação, que ocorrerá amanhã, 2a.feira.

Por aclamação a Liderança será exercida nos primeiros seis meses pelo Deputado Brizola Neto, do PDT do Rio de Janeiro e no segundo semestre por Dagoberto Nogueira, do PDT de Mato Grosso do Sul.

Para a vaga da 4a. suplência da Mesa Diretora a bancada elegeu Giovanni Queiróz, do PDT do Pará.

A bancada apoiou e aplaudiu as propostas que apresentamos, já registradas em matéria anterior aqui neste Blog.

Confirma-se a proposição para que o PDT reforce a estrutura de atuação da bancada nas áreas de economia, desenvolvimento, seguridade social, trabalho, políticas públicas e poder local e, ainda, dos direitos humanos.

Em intervenção semelhante a que havíamos feito na reunião o Senador Cristovam Buarque sugeriu ao partido reuniões mensais com as bancadas da Câmara e do Senado e a elaboração de uma proposta de enfrentamento da crise para além das medidas econômicas atualmente adotadas pelo governo LULA. consideradas por muitos, como excessivamente conservadoras, pró-bancos e empresas.

A bancada reconheceu, entretanto, as cobranças públicas feitas pelo Ministro do Trabalho em defesa da manutenção do nível de emprego no país, sobretudo no caso das montadoras de veículos, tantos são os benefícios recebidos por essas empresas.

Na la. imagem, ao nosso lado, O Ministro Luppi e o Deputado Federal João Hermann(PDT-SP). Na foto maior, por trás, o Deputado João Hermann(PDT-SP), à esquerda, o Deputado Mário Heringer(PDT-RJ),o Líder Brizola Neto e o Vice-Líder conosco. Nas demais, o Senador Cristovam e o Líder no primeiro plano.

O Deputado Federal Severiano Alves, do PDT da Bahia, que pleiteava a Liderança, aceitou o acordo da bancada pelo rodízio e deverá ser indicado para presidir uma Comissão Permanente a ser entregue ao PDT, podendo a mesma ser a de Educação e Cultura ou a de Direitos Humanos.

Em documento entregue aos deputados sugerimos nossa participação na Comissão de Direitos Humanos e vamos aguardar a reunião desta 2a. feira na bancada.

Nesta segunda-feira a bancada se reune novamente a partir das 10:30 para fechar as vice-lideranças, comissões permanentes e comissão mista de orçamento, além da formação dos Núcleos sugeridos por nós e reforçados pelo Senador Cristovam Buarque e outros membros da bancada.

Nenhum comentário: