quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Perdemos o companheiro ADÃO PRETTO



Por Paulo Rubem
Com informações da Agência Câmara

Companheiros e Companheiras

Foi com muita tristeza que tomamos conhecimento hoje cedo da morte do Deputado ADÃO PRETTO, do PT do Rio Grande do Sul.

Adão era um militante da luta pela reforma agrária e pelos direitos humanos.
Amigo, combativo, brincalhão, versejava com rimas e motes nos temas da luta do povo.

O conheci há mais de 10 anos, quando eu ainda era Deputado Estadual em Pernambuco.

ADÃO estava internado em estado grave no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Moinhos de Vento, onde se submeteu a uma cirurgia para retirada do pâncreas. O velório será realizado a partir das 9h30 na Assembléia Legislativa. O sepultamento ainda não foi marcado. A ex-senadora Emília Fernandes, também do PT, é a primeira suplente da vaga deixada pelo deputado.

Adão Pretto foi um dos fundadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Rio Grande do Sul. Filiou-se ao PDT em 1980. Ingressou no PT em 1985, ano em que se elegeu deputado estadual. Em 1991, tomou posse, pela primeira vez, como deputado federal, e manteve-se no cargo, reeleito seguidamente, para outras cinco legislaturas.

Adão Pretto despontou como uma liderança expressiva do movimento camponês no interior do Rio Grande do Sul. Participou das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT), instituições ligadas à Igreja Católica. Chegou à presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Miraguaí.

Na Câmara, opunha-se aos ruralistas na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Sua principal bandeira política foi a reforma agrária. Chegou a escrever um livro sobre o tema ("Queremos Reforma Agrária", Editora Vozes, 1987).

Em 1986, como deputado estadual, presidiu a CPI da Violência no Campo na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul para investigar os conflitos entre grandes fazendeiros e trabalhadores rurais.

O último projeto de lei do deputado Adão Pretto foi apresentado em outubro do ano passado. A proposta acaba com o pagamento de indenização compensatória nos processos de desapropriação para fins de reforma agrária.


Em homenagem a ADÃO deixamos aqui esses versos

Segue em frente companheiro
Nas lutas te levaremos
Teu exemplo é energia
Com ela combateremos
Pela terra, pelo pão
Enfrentando a exploração
Todos juntos venceremos

Deixaste fibra e coragem
Que todos vamos plantar
Novas terras ocupando
A reforma agrária avançando
Novo dia surgirá

Nessa luta ninguém cansa
Segue em frente a caminhar
Batalha, enfrenta, supera
As barreiras que encontrar
ADÃO você está com a gente
Firme , forte, indo em frente
E assim sempre será !

Nenhum comentário: