quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

A VEZ E A VOZ DA ÁFRICA





Por Paulo Rubem Santiago



Com matéria encabeçada pelo título acima, a Revista Carta na Escola,dezembro de 2007/janeiro de 2008, No.22, abre o debate e faz inúmeras sugestões para o desenvolvimento dos conhecimentos relacionados com a história afro-brasileira.Ver em www.cartanaescola.com.br .
Essa possibilidade de ação educativa foi incentivada e sugerida com a edição da Lei 10.639, de 2003, mas até hoje pouco vem sendo desenvolvido nas redes públicas de ensino para que nossa história e nossa cultura de origem africanas sejam estudadas, refletidas, trabalhadas e desenvolvidas na educação básica.

Enquanto tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei que propõe a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial ( PL 6264, de 2005 ), de autoria do Senador Paulo Paim (PT-RS), muitas têm sido as tentativas de se construir uma prática pedagógica calcada no respeito às diferenças na luta pela promoção da igualdade e da necessidade da convivência harmoniosa de nossas diversas vertentes de formação histórica e cultural.

O blog destaca a edição do livro "Contos e Lendas Afro-Brasileiras: A criação do Mundo", do Professor Reginaldo Prandi, da USP, em agosto de 2007,pela Companhia das Letras, também destacado pela Revista Carta na Escola.
Sugerimos ainda, pedindo olicença às indicações da Revista, o acesso aos sites abaixo relacionados :

www.casaafrica.com.br
www.portalafro.com.br
www.mundonegro.com.br
www.tvebrasil.com.br/salto:Série Repertórios Afro-Brasileiros
www.ceert.org.br:Experiências de professores voltadas para a promoção da igualdade racial/étnica no ambiente escolar.

Encerrando esse tema por aqui informamos que recebemos do INEP-MEC a publicação intitulada " Identidade Fragmentada, um estudo sobre a história do negro na educação brasileira 1993-2005 ". Vamos conhecê-la para em breve comaprtilharmos aqui nossas observações sobre essa publicação.


Desnecessário afirmar que a escola é um poderoso instrumento de formação no cotidiano da infância e da juventude e pode fazer com que, através de suas vivências e práticas pedagógicas, com a colaboração das artes e das atividades corporais, temas como a discriminação racial,o preconceito e a intolerância religiosa sejam trabalhados, visando a construção de novos valores, compromissos e atitudes visando a superação de tais aspectos.

Agora em 2008 nosso mandato que você ajudou a eleger já formula, em sua linha de publicações, novas edições da Lei 10.639, de 2003 ( estudo e desenvolvimento da história afro-brasileira na educação escolar ) e do projeto de lei que propõe a aprovação do estatuto da Igualdade Racial.

Aguardem a comunicação do lançamento dessas publicações.

Para conhecer o conteúdo da Lei e do Projeto basta acessar www.camara.gov.br e buscar , pelo número, na legislação já editada.
O Projeto de Lei (PL 6264 de 2005 )deve ser procurado no Senado ( www.senado.gov.br ), buscando pelo No. em Projetos de Lei.
Boa pesquisa, boa leitura e boa reflexão.

Nenhum comentário: