sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

DIRETOR DO FMI DEFENDE OUTRA POLÍTICA FISCAL VISANDO MAIS INVESTIMENTOS

O blog reproduz, com evidente e justificável atraso, em função do carnaval, matéria publicada pela "Folha de São Paulo", no dia 1 de fevereiro, no caderno Dinheiro.

A matéria, na verdade um artigo traduzido do "Financial Times", é de autoria do, nada mais nada menos, Diretor Gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn.
No artigo o autor defende a possibilidade, senão a necessidade, de uma política fiscal anti-cíclica, frente à iminente recessão que se anuncia nos Estados Unidos e em alguns países do mundo.

Para quem não sabe o que venha a ser isso, é fácil explicar.

Por anos, diversos governos buscaram combater a inflação e assegurar estabilidade às suas moedas com elevadas taxas de juros, reprimindo a demanda interna e o custo do crédito às pessoas físicas e empresas. Buscaram, por assim dizer, a estabilidade fiscal e o equilíbrio entre receitas e despesas do orçamento público em suas diversas esferas.
Gastando cada vez menos seria desnecessário ampliar a emissão de moeda para financiar tais gastos.

Agora que a inflação está sob controle e a relação entre a dívida pública e o PIB desses países ( sobretudo os mais endividados, como o Brasil ) está caindo ( embora ainda seja cavalar !! ), Strauss-Kahn defende o oposto. Propõe que sejam realizados mais gastos públicos, com um certo afrouxamento da política fsical, além de reduzida a taxa básica de juros, de forma a se estimular a produção e o aumento da demanda, presevando-se assim essas economias do provável fantasma da recessão mundial e regional.

Essas teses não são novas entre nós. Foram amplamente defendidas por diversos economistas, parlamentares do PT e movimentos sociais ainda no 1o. governo LULA, quando crescemos irrisoriamente, embora se tenha distribuído renda aos mais pobres com o bolsa-família e o crédito consignado.

Mas pensar diferente da ortodoxia Palocci-Meirelles era crime lesa-pátria.
Assim, após o 1o. mandato, eis que surge o PAC, que só não explicou porque não havíamos crescido entre 2003 e 2006.

Fiz parte de um bloco de deputados do PT que levantou essas hipóteses, tendo sido rejeitadas as mesmas até pela bancada e pela direção do partido, que sempre se ajoelharam aos ditames monetaristas conservadores da dupla que ocupava a Fazenda e o Banco central.

Bem, o que dirão agora os condutores da política econômica ?

Economistas como João Sicsu(UFRJ), Ricardo Carneiro(UNICAMP), Luis Fernando de Paula(UERJ), Tânia Bacelar ( CEPLAN-UFPE) , com sólidos trabalhados publicados e livros escritos, debateram assuntos correlatos a esse e defenderam outras diretrizes de política macroeconômica para o período 2003-2006 sem que fossem, sequer, chamados a dialogar com o PT e o governo.
O que é interessante agora não são pura e simplesmente as opiniões do novo diretor do FMI ( não estamos aqui, agora, a louvar essa instituição por isso )mas sim a percepção de alguém que ocupa função de peso naquela instituição, frente ao cenário mundial que, pelo que parece, insiste em traçar suas primeiras linhas no papel.

Segue o artigo.

São Paulo, sexta-feira, 01 de fevereiro de 2008

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DOMINIQUE STRAUSS-KAHN

Em defesa de um estímulo fiscal só cortar juros pode não ser suficiente; é preciso um estímulo fiscal para elevar a demanda.

HÁ uma desaceleração econômica mundial em curso: problemas no mercado de imóveis norte-americano, desgaste no sistema financeiro europeu e dos EUA, e já há um início de desaceleração do crescimento das demais regiões. É evidente que, da perspectiva do FMI, as considerações de médio prazo têm importância crucial. Mesmo assim, isso não impede o emprego de políticas efetivas que contrariem o ciclo econômico.

O que as autoridades econômicas deveriam fazer caso o crescimento se desacelere de maneira tão acentuada? Muitos países trabalharam nos últimos anos a fim de reforçar a credibilidade de suas políticas monetárias, de modo que as expectativas inflacionárias são baixas e estáveis. Muitos também adotaram políticas fiscais mais sustentáveis.

É esse trabalho difícil que criou o espaço hoje existente para que sejam adotadas políticas capazes de compensar a desaceleração. A primeira linha de defesa continua a ser a política monetária. Caso o crescimento se desacelere e a inflação se mantenha sob controle, há espaço para um corte nas taxas de juros.
Mas a política monetária talvez não seja suficiente. Por quê?

Primeiro, o mecanismo de transmissão da política monetária está danificado. Embora cortar juros continue a ser efetivo, isso pode não funcionar para estimular o investimento e o consumo de forma tão veloz quanto antes. Os bancos sofreram perdas de capital e por isso desejam consolidar seus balanços e evitar assumir riscos adicionais.

Segundo, há o risco de que, caso uma desaceleração realmente se faça sentir, será difícil revertê-la. Os EUA e alguns emergentes têm um histórico de recuperação rápida. Outros países, entre os quais alguns na Europa e outros no Terceiro Mundo, têm mais dificuldade para promover recuperações velozes.
De fato, os EUA também podem enfrentar mais dificuldade para reverter a desaceleração, desta vez, tendo em vista o fato de que os domicílios precisam reconstruir sua poupança depois de anos em que seu patrimônio foi ampliado com base nos retornos propiciados pelo mercado de imóveis e pelo de ações.

Um estímulo fiscal oportuno e bem dirigido pode elevar a demanda agregada de forma que sustente o consumo privado durante uma fase crítica. É preciso que esse estímulo seja temporário, porque ainda resta muito trabalho a ser feito em preparação para a elevação no número de aposentadorias que começará em breve a se fazer sentir.
A adequação dessa abordagem variará de país a país. Algumas nações têm de liberdade de manobra fiscal devido ao baixo endividamento e a baixos déficits orçamentários, ou até superávits; outras têm espaço monetário devido a uma inflação que já é baixa e deve cair ainda mais à medida que a produção se desacelera.

É evidente que o uso da política fiscal acarreta riscos. Mas a inação eleva o risco de desfechos muito negativos. Identificar, tentar prevenir e ajudar a reduzir esse risco é uma das tarefas essenciais do FMI.
Os países industrializados e os emergentes construíram credibilidade com suas políticas monetárias e suas fortes estruturas fiscais, de maneiras que são compatíveis com os conselhos do FMI e com a visão da organização sobre o mundo. O espaço propiciado por esses passados esforços deve ser utilizado agora.

A desaceleração global pode ser curta e moderada, caso os principais países compreendam a necessidade de uma resposta política sensata e oportuna. E aquilo que é bom para um país -combinação responsável de política monetária e fiscal- também será bom para a economia.
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Tradução de PAULO MIGLIACCI

DOMINIQUE STRAUSS-KAHN é diretor-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional). Este artigo foi publicado originalmente no "Financial Times". Excepcionalmente, hoje, a coluna de LUIZ CARLOS MENDONÇA DE BARROS não é publicada.

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