terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Mais de 200 pessoas participam de Encontro Estadual do PDT

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) reuniu mais de 200 pessoas no encontro preparatório para o IV Congresso Nacional, realizado na sede do Diretório Estadual de Pernambuco, no último domingo (17). O tema principal das discussões, que teve como palestrante de honra o ex-governador do Rio Grande do Sul, deputado federal Alceu Collares, foi a Previdência Social. Além disso, os dirigentes aproveitaram para fazer a preparação dos filiados que no mês de abril, participarão do encontro em Brasília.

Os maiores nomes do partido no Estado estiveram presentes, além de prefeitos e pré-candidatos do Interior. O presidente estadual do PDT, deputado estadual José Queiroz, acredita na retomada do crescimento partidário em 2008. "Precisamos ter consistência no nosso discurso e preparar os diretórios municipais para as eleições. É importante ficarmos alinhados para que todos saibam das diretrizes nacionais", falou.

O mais novo pedetista pernambucano, deputado federal Paulo Rubem Santiago, aproveitou para falar sobre a sucessão municipal de Jaboatão dos Guararapes, cidade que tem mais de 700 mil habitantes, onde disputará a cadeira da prefeitura. "Quero que o município avance. Acho que as candidaturas dos outros partidos têm a sua legitimidade, mas não possuem tanta história como tenho". Sobre a defesa de seu mandato, que foi pedido pelo PT, seu ex-partido, Rubem continuou mostrando confiança. O parlamentar será candidato no segundo maior Município do Estado, representando a principal disputa que o partido encabeçará no Estado.

Um dos maiores seguidores da cartilha brizolista, Alceu Colares, ex-governador do Rio Grande do Sul, falou sobre a necessidade do crescimento do partido e também da fórmula para atingir seus objetivos. "Precisamos crescer o partido. A melhor maneira para chegarmos aos nossos objetivos é lançar candidatos próprios em chapas majoritárias", explicou. Colares responsabilizou em parte o PT pelo esvaziamento da militância esquerdista. "Houve um processo de enfraquecimento por conta da corrupção. O PT contribuiu para esse enfraquecimento", acredita.

O vice-governador do Estado, João Lyra Neto, principal líder do PDT em Pernambuco cobrou uma discussão a ser feita sobre as eleições em Recife: "Vamos esperar o que vem da conversa com os aliados. Esperamos uma agenda com o PDT", disse. O partido deve apoiar uma das candidaturas postas pela gestão municipal na Capital, são candidatos o vice-prefeito Luciano Siqueira (PcdoB) e o petista João da Costa (secretário de Planejamento e Orçamento Participativo do Recife).

O ex-ministro da Justiça Fernando Lyra, o deputado federal Wolney Queiroz e o deputado estadual José Alves também estiveram presentes ao encontro, que foi coordenado pelo presidente da Fundação Alberto Pasqualine em Pernambuco, Alberto Salazar.

Nenhum comentário: