segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Frente discute projetos para envolver sociedade no Combate à Corrupção

Nesta terça-feira (22), a partir das 14h, na Sala de Reuniões da Comissão de Segurança Pública (166-C), a Frente Parlamentar de Combate à Corrupção se reúne para discutir estratégias de envolver a sociedade na luta para diminuir a corrupção. Uma das idéias que será apresentada pelo coordenador do grupo, o deputado federal Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), é a de uma campanha publicitária. Ele também chegou a discutir em recente encontro com o vocalista da banda Detonautas, Tico Santa Cruz, sobre a possibilidade de fazer uma grande mobilização nacional no dia 9 de dezembro (Dia Internacional Contra a Corrupção).

A reunião contará com a presença dos deputados que fazem parte da frente, representantes da sociedade civil, de órgãos do Executivo envolvidos na questão e de líderes de entidades de trabalhadores que atuam no Combate à Corrupção. A proposta de campanha que será apresentada teve apoio da Secretaria de Comunicação da Câmara dos Deputados em sua elaboração e tem como mote: A corrupção deixa marcas.

“A idéia é mostrar que a corrupção deixa marcas de abandono em escolas, hospitais e em vários serviços que deixam de ser prestados à população. E que isso causa prejuízos às instituições, além da desesperança generalizada na população. Mas também lembrar que ela deixa rastros que permitem sua descoberta e possibilita a sua denúncia. Com isso, queremos estar chamando atenção para os meios que os cidadãos comuns têm hoje em dia para fazer denúncias sobre casos ocorridos em suas comunidades”, explica o coordenador da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção, Paulo Rubem.

O Dia Internacional Contra a Corrupção, 9 de dezembro, é uma referência à assinatura da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, que teve o apoio de 110 países incluindo o Brasil.

Nenhum comentário: