quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Parlamentares e Crianças na TV Câmara hoje

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, e os deputados Paulo Rubem Santiago (PDT-PE) e Rita Camata (PMDB-ES) participam da edição especial do programa Participação Popular da TV Câmara, com a presença de deputados mirins. Em mais uma iniciativa da Câmara para aproximar o público infantil do Poder Legislativo, crianças de todo o País apresentaram 211 projetos de lei, selecionados pelo Plenarinho, o site infantil da Casa. Destes, três foram "votados" por deputados mirins no Plenário da Câmara, no último dia 25. O Participação Popular desta quarta-feira (31), às 22 horas, recebe os autores dos projetos selecionados e várias crianças que participaram da sessão mirim. No programa, o presidente da Câmara respondeu perguntas dos estudantes, entre elas uma sobre o codinome que ele usava na época da ditadura militar, "Neto".Cerca de 400 estudantes, de quatro escolas públicas e privadas do Distrito Federal e do Entorno do DF, aprovaram os três projetos de lei elaborados por crianças. O primeiro deles proíbe o trabalho infantil; o segundo impede o transporte de crianças em paus-de-arara; e o terceiro estabelece a igualdade penal entre as autoridades e os cidadãos comuns. As idéias das crianças poderão se transformar em projetos de lei reais, se forem aproveitadas por parlamentares. Planos políticos O presidente da sessão mirim, o sergipano Josef Carvalho, 10 anos, que já preside a Câmara Mirim de Aracaju, aproveitou para revelar seus planos políticos para o futuro: ser governador de Sergipe.A deputada mirim Karinne Mendonça, 11 anos, da 5ª série da Escola Atual de Águas Claras (DF), defendeu sua proposta, aprovada no Plenário: as crianças não devem trabalhar e têm de ficar em tempo integral na escola, estudando, tendo acesso à cultura e ao lazer e com direito a café da manhã, almoço e jantar. A deputada mirim Mallena Nogueira, 13 anos, da 7ª série da Escola Deputado Joaquim de Figueiredo Corrêa, de Iracema (CE), relatou o fato de crianças cearenses irem para a escola em paus-de-arara - um caminhão aberto, sem nenhuma proteção.

O programa estréia nesta quarta-feira (31), às 22 horas, e terá reapresentações na sexta (6h30), sábado (10h30), domingo (4h e 17h30), segunda (11h30) e na quarta (5h30).

Como sintonizar a TV Câmara A TV Câmara pode ser sintonizada no canal 27 em UHF no Distrito Federal e nos canais 14 da NET (no DF), 113 da Sky Net, 16 da TECSat, 235 da Direct TV, 67 da TVA (grande São Paulo) e por antena parabólica em todo o País. Na Internet, a TV Câmara pode ser assistida ao vivo. Para assistir pela Internet, acesse: http://www.tv.camara.gov.br.

Nenhum comentário: