sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Mandato apresenta propostas para bancada do PDT na Câmara



Por Paulo Rubem

No próximo domingo, dia 1 de fevereiro, a partir das 12:00, na sede do PDT nacional em Brasília,a bancada federal do partido se reúne para definir a escolha do Líder, dos Vice-Líderes, das Comisões Permanentes de sua preferência para participação na Câmara em 2009 e nossas estratégias de atuação.

A bancada já decidiu que atuará em plano próprio, sem vínculo a blocos partidários, buscando assim mais visibilidade e maior protagonismo no parlamento.

Sobre esse aspecto já foram feitas diversas reuniões desde 2008 após as eleições. Há um sentimento majoritário de que o PDT pode puxar o debate de temas importantíssimos para a sociedade brasileira, como os assuntos macroeconômicos, da seguridade social, das políticas públicas, atuando sempre de forma propositiva e firme, seguindo o exemplo da história de sua liderança de maior expressão, Leonel Brizola, que nunca ficou em cima do muro em sua atuação política.

Neste sentido, após participarmos de debate com Renato Rabelo(Presidente Nacional do PC do B ), Ciro Gomes ( pelo PSB) e Márcio Pochmann, Presidente do IPEA, em novembro passado, assumimos a proposição de defender que a bancada constitua Núcleos Temáticos de referência, para construir posições mais firmes e claras em plenário, nas comissões, na votação de projetos e assim consolidando a presença do partido junto aos movimentos sociais.

Desses núcleos destacamos :

1. Economia e Desenvolvimento
2. Seguridade Social e Trabalho
3. Políticas Públicas
4. Direitos Humanos


A proposta visa não apenas subsidiar a atuação dos parlamentares em plenário e comissões como também dar sustentação à realização de debates e audiências públicas com intelectuais, lideranças de movimentos sociais, economistas, cientistas sociais, jornalistas, sorbe temas de interesse contemporâneo, sobretudo no plano das políticas estruturais na economia, na área jurídica, na área tributária e nos meios de comunicação. Nesse aspecto vale registrar que Brizola foi a única liderança política de expressão nacional que comprou e venceu uma briga boa com uma emissora de televisão em pleno processo eleitoral de 1982. No documentário " Brizola, Tempos de Luta" está registrada a leitura, por CID MOREIRA, em pleno Jornal Nacional,de nota oficial assinada por Brizola, como direito de resposta obtido na Justiça.

De nossa parte pretendemos consolidar a presença nas atuais comissões que integramos, como Educação e Seguridade Social, além das demais consideradas cumulativas, como a Direitos Humanos e a Comissão Mista de Orçamento, Planos e Fiscalização, composta por Deputados e Senadores.

Para presidir Comissões, pretendemos sugerir que o PDT solicite a Comissão de Direitos Humanos.

No domingo manteremos nossos leitores informados diretamente da reunião na sede do PDT. Até lá.

Nenhum comentário: