quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

PDT decide apoiar Temmer na Câmara e Tião Vianna no Senado



Nas imagens, de cima para baixo,com o Ministro Carlos Luppi, a bancada com o Senador Tião Viana e o Deputado Michel Temmer(PMDB-SP) e o Senador Tião Vianna(PT-AC)


Por Paulo Rubem

Em reunião seguida de almoço, ocorrida desde às 9:30 da manhã desta quarta-feira na sede nacional do PDT em Brasília, a Executiva Nacional e a bancada federal na Câmara tomaram decisões importantes que darão ao partido mais independência e autonomia frente ao cenário político de 2009 e 2010.

Em primeiro lugar decidiu-se que o PDT sairá do "Bloco de Esquerda", grupo de partidos que integrava desde 2007 com o PSB e o PC do B, além do PHS e PMN. A razão principal foi a perda de espaços de atuação partidária, a reduzida presença de suas lideranças em plenário e a diluição do partido nesse conjunto de agremiações.

O PDT passará a ter mais liberdade de atuação, em função disso, para seu Líder e os sete vice-líderes, desde já dedicados à constituição de núcleos temáticos na bancada voltados à promoção de debates, audiências públicas, difusão de teses e lançamento de publicações, com o reforço automático de ter mais espaço em plenário para expor suas posições.

Após essa decisão o partido aprovou o apoio ao nome do Deputado Michel Temmer, do PMDB de São Paulo, reforçando um acordo político que assegura ao maior partido a presidência da casa, com espaço para o PDT na Mesa Diretora.

Para o Senado, entretanto, o PDT expressa sua total discordância com o exercício futuro da Presidência também pelo PMDB e, por isso, decidiram, a executiva nacional e a bancada, apoiar o Senador do PT, Tião Vianna, do Acre.

A próxima reunião da bancada será no dia 31, para escolha do Líder e Vice-Líderes, indicação dos deputados para as comissões permanentes da Câmara, para a Comissão Mista de Orçamento do Congresso e , eventualmente, para a Presidência de uma das Comissões Permanentes da Câmara Federal, que deverá caber ao partido pela proporcionalidade.

Para organizar o planejamento estratégico de 2009 será realizada reunião nacional em Recife, no dia 9 de fevereiro, segunda-feira, quando serão delineadas as linhas mestras de atuação para a executiva nacional e o detalhamento das propostas que a bancada fechará no próximo dia 31 de janeiro, domingo, em nova reunião em Brasília. Essa data foi definida pois até à meia-noite do dia 31 deverão ser inscritas as chapas e/ou candidaturas avulsas aos cargos da Mesa Diretora da Câmara Federal.

Em sintonia com outros deputados reforçamos a necessidade do PDT ocupar o espaço do debate sobre a atual crise financeira mundial/regional, as diretrizes macroeconômicas vigentes no país e começar a formular as linhas gerais de um programa alternativo para debatermos no segundo semestre de 2009 visando as eleições de 2010 para a Presidência da República.

Nenhum comentário: