quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Só isso ? BC surpreende e corta taxa básica de juros em 1 ponto percentual



Da "Folha de São Paulo" on line deste 21 de janeiro de 2009

BC surpreende e corta taxa básica de juros em 1 ponto percentual

Da Redação
Em São Paulo

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu na noite desta quarta-feira reduzir sua taxa básica de juros, a Selic, em 1 ponto percentual, passando de 13,75% ao ano para 12,75%.

É o maior corte desde dezembro de 2003, quando o BC reduziu a taxa de 17,5% para 16,5%.

A medida põe fim a um ciclo de alta que havia se iniciado em abril do ano passado, quando o juro básico subiu de 11,25% para 11,75%.

Muitos economistas se surpreenderam com a decisão. A previsão dos analistas de mercado era de um corte de 0,75 ponto, segundo pesquisa realizada pelo próprio Banco Central com cerca de cem instituições financeiras.

Já os sindicalistas pressionavam por uma decisão mais agressiva do Copom. Durante a manhã desta quarta-feira, seis centrais sindicais, incluindo a CUT (Central Única dos Trabalhadores) e a Força Sindical fizeram uma manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, na frente do edifício do BC, reivindicando corte de 2 pontos na Selic.

comentários do blog

Dava para cortar ainda mais. A inflação saiu em 2008 dentro da chamada "meta de inflação". Para que tanta cautela ?

Mesmo com 12.75% daqui até a próxima reunião ainda teremos a mais alta taxa de juros reais do mundo. Com essa queda é possível que os detentores de títulos públicos passem dos títulos remunerados pelos juros da SELIC para títulos pré-fixados, que poderão pagar taxas médias anuais maiores que a taxa agora reduzida em 1%.

Os mais interessados poderão confirmar quantos % dos títulos são atrelados a SELIC e a outras taxas de juros, acessando www.bc.gov.br ou www.fazenda.gov.br e ir na dívida pública.

Nenhum comentário: