sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Nelson Brito : Um maranhanse cidadão cultural do mundo !!!



Caríssimos(a)

Soube apenas hoje, por meio de mensagem de Amaro Filho, da Página 21, da morte de NELSON BRITO, ator, diretor, mamulengueiro e fundador do LABORARTE, de São Luis do Maranhão. Nelson faleceu sábado passado, vítima de um AVC.
Confesso que estou muito triste. Amanhã será a missa de 7o. dia dele.

Nelson era meu amigo e o conhecia desde 1975, mais ou menos.
Fazia teatro em Recife quando o conheci numa apresentação do LABORARTE no Teatro do Bonsucesso, em Olinda.Fiquei impressionado com o trabalho deles com os bonecos.

Em 1976 cheguei a ir a São Luis, logo após terminar Educação Física na UFPE e tinha planos de trabalhar e residir no LABORARTE. Enviei meu currículo para alguns orgãos de educação no Maranhão mas não consegui nenhum contrato provisório para dar aulas. Por isso não pude ficar lá com eles.

Num dos dias em que lá estive chegamos a fazer alguns jogos e atividades físicas lúdicas num salão do lo. andar do LABORARTE. Em outro momento ficamos horas e horas numa mesa grande que havia também no 1o. andar tomando tiquira(cachaça de mandioca )e o tira gosto era murici, uma fruta miúda e doce, e cada dose saia quando alguem da roda errava o número três ou um múltiplo de três numa sequência.

Cheguei a assistir uma apresentação deles em " O RAPTO DAS CEBOLINHAS",de Maria Clara Machado, num espaço de uma escola, num bairro popular em São Luis.

Depois, como professor do Departamento de Educação Física da UFPE, fui várias vezes a São Luis participar de cursos, proferir palestras e atuar em Seminários sobre a área e sempre o encontrava.

Sempre que NELSON vinha a Recife e Olinda encontrava com ele, que já tinha vindo aqui várias vezes acompanhando o Cacuriá de Dona Teté.

Pode parecer estranho, mas ontem eu estava arrumando livros e pastas em casa e achei um copião das fotos em p & b que fiz da apresentação do LABORARTE a que me referi, nos idos de 1975-1976, no Teatro do Bonsucesso.Nessas fotos NELSON aparece dançando numa espécie de burrinha.

Na época eu tinha um pequeno laboratório de revelação em preto e branco em casa.

Soube pelos jornais de São Luis que o governador Jackson Lago decretou no domingo luto oficial por três dias pelo falecimento de Nelson Brito. Nelson também foi presidente da Fundação Municipal de Cultura de São Luís na gestão do então prefeito Jackson Lago. O luto oficial foi decretado em memória ao artista e sua importante contribuição para a cultura popular maranhense

Que Deus e nossos orixás o protejam e que suas filhas e sua companheira, cantora e compositora Rosa Reis, se sintam eternamente orgulhosos de sua garra, alegria e capacidade criadora em nossa cultura !

Valeu Nelson !!

Um comentário:

Unknown disse...

Nelson Brito, nome forte!

não tenho muitas hst pra contar,só tenho a dizer que nunca aprendi tanto em tão poucos meses, não falo só em expressão ou dança, me refiro a minha personalidade!

Aprendi com tio Nelson, respeito, confiança,união,segurança,disciplina e carater.

em qualquer lugar que estiver, quero que se sinta abraçado e que junto desse abraço você escute minha voz dizendo : MUITO OBRIGADO!

Que papai Tupã te guarde,
Grande nelson Brito guerrilheiro da cultura popular!




Carla Ferro.