segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Por que se paga pouco aos professores ? (5)



2009 será o ano dos enfrentamentos com os governadores e prefeitos já que, segundo a lei do piso em seu artigo 6º. e o artigo 206 da Constituição Federal, teremos nesse ano a atualização dos Planos de Cargos e Carreiras.

De um lado os gestores insistirão em gastar menos (como alguns já fizeram no STF) e de outro, os educadores e a maioria da sociedade que tem filhos em escolas públicas, precisarão exigir maiores investimentos, mais gestão democrática, mais transparências nos gastos da educação e total combate à corrupção no uso do dinheiro público nesse segmento.

Sobre isso vale lembrar que em todas as auditorias feitas pela CGU - Corregedoria Geral da União, desde 2003, na aplicação de verbas federais transferidas aos Estados e Municípios, a corrupção e a má gestão na educação ficaram em 1º. lugar.

Vejamos, portanto, que os anos de bonança para o mercado financeiro e para os empresários não geraram ganhos similares para os educadores. Agora, para “enfrentar” a crise financeira mundial, o governo federal reduz o IPI no preço dos carros e estica prazos para o recolhimento de impostos devidos pelas empresas, sendo que todas as medidas que impliquem em redução de receitas federais e estaduais, fruto dessas bondades, provocarão queda nas receitas dos estados e municípios, pois o IPI e o Imposto de Renda integram a base de cálculo dos fundos de participação que, por sua vez, integram as bases de cálculo das receitas do FUNDEB.

Pois é, quando os mais ricos ganharam ainda mais não pagaram mais impostos. Quando ganham menos a sociedade é que terminará arcando com menos dinheiro para educação e saúde.

Vamos deixar que isso aconteça?

Um comentário:

Anônimo disse...

parabems por ser um homen digno, um politico respeitado, por todos imclusivél pelos adivesarios. parabems PDT por te mais um politico respeitado como foi Leonél brizola e agora esta sendo como DEPUTADO PAULO RUBEMS