quarta-feira, 7 de novembro de 2007

ZÉ ROMÃO : A FORÇA DO PÍFANO















Por Paulo Rubem Santiago
É com imenso prazer que o blog disponibiliza aos internautas uma obra rara.

Cascavilhando nos nossos arquivos em CDs, com imagens e registros de nossas andanças pelo interior de Pernambuco, achei esses vídeos e fotos do som tirado pelo tocador de pífano ZÉ ROMÃO, que mora na comunidade quilombola do Castainho, em Garanhuns, agreste de Pernambuco.

Zé Romão, com quem já tocamos zabumba, é um dos integrantes do Boi da Macuca, conhecida manifestação, hoje Ponto de Cultura na Fazenda Macuca, em Correntes, outra cidade do agreste do nosso estado.

As imagens que você vai ver foram captadas ( vejam bem ) quase sem luz, com uma maquininha CANNON de fotografia digital, na sala de dentro do Bar de Macilon, em Garanhuns, em 5 de novembro de 2005, de noite, nas comemorações feitas depois do II Seminário de Políticas Culturais, ocorrido no mesmo dia. O seminário foi patrocinado pela SAGA-Sociedade dos Artistas de Garanhuns. Nesse dia nosso mandato realizou no SESC da cidade uma oficina de capacitação para produtores culturais e artistas sobre "gestão pública da cultura ".

A gente disponibilizou também fotos de Zé Romão tocando no São João da Macuca, em 2005.

Mas vamos deixar de conversa e presenteá-los com ZÉ ROMÃO no pífano.




Um comentário:

Anônimo disse...

Querido Paulo, adorei a idéia de colocar música, imagem e cultura nordestina junto com as demais matérias políticas. Parabéns.