sexta-feira, 11 de julho de 2008

Cristovam questiona criação de cargos no Senado

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu nesta sexta-feira (11) que seja submetida a debate em Plenário a decisão da Comissão Diretora do Senado de criar novos cargos na Casa para os gabinetes dos senadores e das lideranças partidárias.

Além de salientar o respeito que nutre pelos membros da Mesa, o parlamentar também disse acreditar que a medida foi baseada em critérios técnicos, levando em conta a necessidade de mais um assessor para melhorar a qualidade do trabalho dos senadores. No entanto, considerou a decisão como inoportuna no atual contexto.

- Eu acho que eles não levaram em conta duas coisas. Primeiro: o fato de que hoje isso cai na opinião pública, desmoralizando o Senado. Ainda que seja necessário - e eu acredito que seja -, vai contra a austeridade e isso gera desgaste - argumentou.

Para Cristovam, também não foi levado em consideração o retorno da ameaça inflacionária, situação que recomenda a contenção dos gastos públicos. Segundo ele, a criação dos cargos acabou deixando o Legislativo em posição frágil para cobrar do governo cortes de despesas.

- Que autoridade a gente tem de falar em reduzir gastos quando a gente mesmo não faz o que é necessário? - questionou.

Cristovam disse que conversou sobre a criação dos cargos com o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho. Depois de confirmar sua posição contrária à medida, conforme o parlamentar, o presidente defendeu que se ampliem as conversas sobre o assunto com os demais senadores. Porém, como o senador pelo DF salientou depois, em entrevista, a decisão de abordar o tema da tribuna foi de sua exclusiva responsabilidade.

Nenhum comentário: