sexta-feira, 4 de julho de 2008

OPERAÇÃO JOÃO DE BARRO IDENTIFICA PREFEITURAS SUSPEITAS DE FRAUDE COM VERBAS DO PAC

O blog transcreve matéria de hoje da "Folha de São Paulo " on-line.

68% dos prefeitos investigados são da base

ADRIANO CEOLIN
FERNANDA ODILLA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Partidos da base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva comandam 68% das prefeituras investigadas pela operação João de Barro, da PF. O PSDB, porém, é o partido com maior número de prefeitos sob suspeita de integrarem o esquema de desvio de recursos federais e fraude em licitações.

Das 119 cidades onde a PF cumpriu mandado de busca e apreensão, 21 são comandadas por tucanos, 19 por peemedebistas, 16 por filiados ao PR e 14 por petistas. A polícia investiga 81 prefeitos da base e 38 da oposição. A PF pediu a prisão de 31 deles há cerca de três semanas, mas o desembargador Cândido Ribeiro, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, não analisou o caso.

Preocupados com o efeito das investigações na campanha e na eleição de outubro, presidentes de legendas defendem que a polícia divulgue nomes de indiciados para tirar da lista prefeitos, em especial os candidatos à reeleição, que não participam do esquema. "Enquanto a polícia não se posicionar, todos estão sob suspeição", disse o deputado Reginaldo Lopes, presidente do PT em Minas.

A liderança do PSDB na lista de prefeituras investigadas fez a oposição enxergar motivação política na operação da PF. O secretário-geral do PSDB, deputado federal Rodrigo Castro (MG), diz que o partido está fazendo contatos com as prefeituras para verificar que tipo de irregularidade pode ter ocorrido nos municípios comandados por tucanos. Castro disse que a maioria deles conta com ajuda de deputados da base do presidente Lula para conseguir recursos do governo federal.

Em Mamonas (MG), uma das cidades alvo da operação da PF, o prefeito Ailton Neres é do PSDB, mas revela contar com a ajuda de dois congressistas da base, Márcio Reinaldo (PP-MG) e Ademir Camilo (PDT-MG) -investigado pela polícia-, para conseguir recursos federais no município. "Uma mão lava a outra", disse o prefeito, referindo-se aos votos que ele se empenha em conseguir para os deputados em troca de emendas e investimentos federais na cidade.

Para o presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), o PSDB está à frente da maioria das prefeituras sob suspeita porque os tucanos governam o maior número de municípios em Minas, principal alvo da operação.

Em 2004, o PSDB elegeu o maior número de prefeitos em Minas: 150, seguido pelo PMDB, DEM, PR e PT. Os principais alvos da João de Barro são praticamente os mesmos. A exceção é o DEM, que ocupa o oitavo lugar na lista da PF.

Nenhum comentário: