terça-feira, 21 de abril de 2009

Em Tacaimbó, no agreste de Pernambuco, agricultores encerram capacitação


Por Paulo Rubem

Cumprindo com os compromissos que havíamos assumidos com trabalhadores rurais de várias localidades do interior de Pernambuco, nessa segunda-feira foi encerrada mais uma etapa do Curso de Capacitação em Agricultura Familiar. Ao todo estão sendo beneficiadas 600 famílias das cidades de Tacaimbó, Cedro, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Petrolina e Ouricuri,com recursos do Ministério de Desenvolvimento Agrário, relativos a emenda parlamentar de nossa autoria. São seis as cidades já beneficiadas.

Os cursos desenvolvem conhecimentos, levam informações e promovem reflexões sobre agricultura orgânica e agroecologia, formação e manutenção de bancos de sementes e mecanismos de financiamento à agricultura familiar, com destaque para o PRONAF.

Nos certificados estão registrados todos os dados do Convênio assinado pelo MDA e pela Organização Trajetória Mundial, condutora da capacitação, inclusive o no. de acesso ao Siconv, Sistema de Convênios do Governo Federal.

A conclusão do Curso ocorreu no Salão Comunitário do Sítio Ipueiras, a uns 7 km, do lado esquerdo da BR 232, em frente à entrada de Tacaimbó, ao lado do posto de gasolina. O evento foi acompanhado por nosso Assessor Parlamentar Álvaro Marques, de Tacaimbó, ex-vereador do município.

O próximo passo será debater com os agricultores as revisão da Lei da Agricultura Familiar, a Lei 11.326, de 2006,para a qual estamos preparando um novo projeto de lei que discutiremos em todas as cidades beneficiadas com a capacitação. Nesse novo projeto daremos destaque à elaboração dos planos estaduais e municipais para o setor, com a criação dos Fundos e dos Conselhos, mediante realização das Conferências para a Agricultura Familiar.

A idéia é criarmos o Orçamento para a Agricultura Familiar em todos os estados e municípios do país. Em breve trataremos desse tema aqui no site.

Em Tacaimbó nosso mandato contribuiu também com emenda parlamentar para construção de quadra coberta, já pronta para inauguração, localizada no Distrito de Riacho Fechado, o maior da cidade,a 5km ao lado esquerdo da sub-estação da Chesf em Tacaimbó,na BR 232.

Nas imagens, o encontro com os agricultores e,ao final da capacitação, o grande grupo do lado de fora do Salão.

Nenhum comentário: