quinta-feira, 9 de abril de 2009

PDT faz seminário sobre a Crise em Brasília nesta terça, dia 14

Visão Trabalhista debate a Crise

Do site www.pdt.org.br

As Lideranças do PDT na Câmara e no Senado em parceria com a Fundação Leonel Brizola Alberto Pasqualini vão realizar uma série de debates, de abril a setembro, com o objetivo de estimular o diálogo com a sociedade sobre a construção de um modelo de desenvolvimento para o Brasil.

O primeiro seminário do Ciclo de Debates "Visão Trabalhista" será dia 14 de abril a partir das 14h, na Câmara dos Deputados - auditório Freitas Nobre, em Brasília, com o tema " A Crise e o Brasil". A meta é mobilizar todo o partido e suas estruturas na construção e discussão dos seminários, a fim de apresentar um programa para o país.

A expectativa dos coordenadores do projeto – o líder do PDT, deputado Brizola Neto, e o secretário nacional do partido, Manoel Dias, é que por meio desse diálogo seja possível retomar a organização social e recuperar a força dos movimentos sociais para incluir o cidadão no processo de produção e formação do conhecimento. Nos seminários, além das discussões de temas de relevância nacional, será apresentada à sociedade uma proposta de agenda política que aponte caminhos para o desenvolvimento social e econômico do país.

O debate em Brasília, que terá como tema a Crise e o Brasil, tem como proposta fazer uma relação da crise de 29 com a crise atual, o enfrentamento de Getúlio aos liberais naquele momento e a derrocada do neoliberalismo. Também buscará analisar a retomada da visão conservadora que esta crise trouxe e o esforço dos liberais em construir uma nova ordem, mas com os mesmos fundamentos.

Os temas previstos para os próximos encontros são: Previdência, Trabalho e Emprego, Meio-Ambiente e Soberania, Sistema Nacional de Educação, Assistência Social, Energia e Infraestrutura, Ciência e Tecnologia, Municipalismo, Movimentos Sociais e Sindicalismo.

Para este seminário foram convidados para compor a mesa o ex-governador e ex-deputado, Alceu Collares; o ex-deputado Sérgio Miranda; o professor João Sicsú (IPEA) e o professor Fernando Ferrari.

Confira a programação de abril:

14:00 – Lançamento do Ciclo de Debates Visão Trabalhista

14:30 – Dívida Pública; Problema ou solução para o desenvolvimento?
(Sérgio Miranda, Presidente do PDT de Belo Horizonte )

15:15 – O fim de uma era - a necessidade de uma nova ordem
econômica e social;
(Prof. Fernando Ferrari, da Universidade Federal do RS e da Associação Keynesiana Brasileira )

16:00 – A contribuição do Trabalhismo para o desenvolvimento do
Brasil;
(Alceu Colares, ex-governador do RS )

16:45 – Desenvolvimento econômico e social;
(João Sicsú, Professsor da UFRJ e Diretor de Política Macroeconômica do IPEA)

17:30 – Encerramento (Coletiva)

As participações de Ferrnando Ferrari e João Sicsu acontecerão por sugestão de nosso mandato. Sicsu é um interlocutor permanente de nossas reflexões sobre as políticas macroeconômicas, especialmente nas questões cambiais. Em 2005 foi nosso convidado na Comissão de Finanças e Tributação para tratar do fim da cobertura cambial. Por esse mecanismo os exportadores deveriam deixar seus dólares no Banco Central. Com o fim da cobertura eles poderiam manter esses dólares no exterior por até 210 dias.

SICSU tem vários livros publicados, entre eles "EMPREGOS, JUROS E CÂMBIO", pela Editora Elsever-Campus e, como organizador, juntamente com Carlos Vidotto, "ECONOMIA DO DESENVOLVIMENTO-Teoria e Política Keynesianas", da mesma Editora.

Nenhum comentário: