quarta-feira, 1 de abril de 2009

Mandato recebe homenagem do PDT em Paulista, Pernambuco.


Por Paulo Rubem

Na noite da última segunda-feira, dia 30, recebemos uma homenagem do Diretório Municipal do PDT da cidade de Paulista, município localizado na região metropolitana norte, segunda cidade litorânea após o Recife.O evento foi realizado no Plenário da Câmara Municipal da cidade.

Paulista já foi o maior centro de produção textil na América Latina mas sua economia hoje é basicamente terciária com algumas indústrias situadas ao longo da BR 101.

A homenagem foi sugerida ao partido pelo professor RUBERVAL ALMEIDA, ex-integrante de nossa categoria na rede estadual de ensino e ex-professor do CEFET-Pernambuco.

A Mesa dos trabalhos foi presidida por João Pereira, que conduz o diretório municipal na cidade e contou com a presença do Professor Ruberval e de lideranças comunitárias, como Sérgio Capoeira, do Movimento de Luta pela Terra-MLT e representantes dos Vereadores Fábio Barros e Silvio Moura.

Em nossas fala destacamos as lutas históricas dos trabalhadores de Paulista, como tecelões, metalúrgicos, professores e servidores municipais, bem como a célebre ocupação oorrida no Engenho Maranguape, em 1999, em antigo terreno de propriedade da COMPESA, Companhia de Saneamento do Estado. Essa ocupação enfrentou no dia 23 de dezembro daquele ano cerrado conflito com a Polícia Militar de Pernambuco, com centenas de integrantes da Tropa de Choque, cães e viaturas, que para ali se deslocaram visando dar cumprimento a ordem de reintegração de posse definida pela Justiça Estadual. Foram quase 12 horas de confrontos, com repercussão inclusive na mídia nacional. Naquele dia nós lá estávamos com os ocupantes na luta pela moradia.
Dessa luta foram conquistadas 420 casas que hoje integram o Conjunto habitacional Antônio Maria.

Encerramos nossa fala conclamando as lideranças a se engajarem no fortalecimento do PDT no município, ampliando a presença nos movimentos sociais e populares.

Entre as imagens, o Presidente do PDT municipal, João Pereira e o Professor Ruberval,proponente da homenagem, com o microfone.

Nenhum comentário: