segunda-feira, 27 de abril de 2009

Em três dias de viagem, mandato confere capacitação na agricultura familiar no sertão de Pernambuco

Por Paulo Rubem

Petrolina, Ouricuri, Salgueiro e Cedro. Esse foi nosso roteiro no último final de semana, com direito, ainda, a uma passagem por Juazeiro do Norte, no Ceará, onde pegaríamos o vôo de volta para o Recife, no domingo à tarde. Entre o vôo para Petrolina na sexta, e viagem por terra ao Araripe, foram mais de 1.500 km. Em Juazeiro do Norte não chegamos a tempo de embarcar e voltamos de ônibus, às 20:00, chegando em Recife às 6:10 da manhã dessa segunda-feira.

A viagem ao sertão foi feita para acompanharmos a conclusão das capacitações na agricultura familiar, projeto desenvolvido em seis cidades de Pernambuco com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, oriundos de emenda parlamentar de nossa autoria. Já estivemos acompanhando esse projeto nas cidades de Tacaimbó e Petrolina, faltando ainda a conclusão dos cursos em Igarassu e no Cabo de Santo Agostinho.

Os eventos ocorridos desenvolveram conhecimentos e levaram novas informações sobre a formação de bancos de sementes, a agroecologia e o financiamento à agricultura familiar pelo PRONAF em suas distintas modalidades, totalizando 370 famílias, distribuídas em dois Sítios em Ouricuri e em seis outros, no município do Cedro.

Os trabalhos são desenvolvidos pela Organização Trajetória Mundial, uma OSCIP. Nos certificados são registrados os Números do Contrato com o MDA e do convênio no SIAFI, sistema informatizado de administração financeira.

Na primeira cidade do Sertão do Araripe, Ouricuri, foram beneficiadas as famílias dos Sítios Forquilha ( do Assentamento Nova Conquista, próximo ao povoado dos Lopes, a 30 km da cidade) e Juazeiro, próximo à comunidade de Santa Rita.

No Cedro foram atendidas as famílias dos Sítios Feijão Bravo, Dourado, Sítio Costa, Cedro Velho, Forno Velho e Lagoa Coberta. Na conclusão da capacitação enfatizamos a necessidade da alteração da atual Lei da Agricultura Familiar, para construímos Planos Estaduais e municipais, Conselhos e os Orçamentos apropriados para a agricultura familiar em cada estado e município.

Neste município a administração anterior adquiriu dois tratores com implementos agrícola através de emenda parlamentar de nossa autoria e ainda deixou saldo em conta para aquisição de mais um trator pela atual administração. proovemos também emenda para saneamento do Cedro Velho.

Em entrevista na Rádio Portal FM, 104.9 no Cedro, destacamos as ações do mandato na cidade. Em Ouricuri, na Rádio Voluntários da Pátria, no programa Mulheres do Sertão,tratamos das ações do mandato no combate à violência contra a mulher e também do Programa Minha casa, Minha Vida , de habitação popular, além do abastecimento de água nas comunidades hoje atendidas com água bruta da Adutora do Oeste, assunto que será levado à administração da COMPESA para ser regularizado.

Nas próximas matérias acompanhe mais detalhes das reuniões realizadas nessas cidades, onde tratamos também de assuntos da educação, de orçamento, do salário dos professores, da saúde e de interesse do movimento de mulheres no sertão do Araripe.

Confira as imagens dos encontros em Ouricuri e no Cedro. A primeira imagem é do Sítio Juazeiro. As demais, do Sítio Forquilha. E veja mais fotos das entrevistas nas emissoras, imagens ainda do Sítio Juazeiro, em Ouricuri e do Cedro, nas próximas notícias dessa viagem.

Nenhum comentário: