quarta-feira, 1 de abril de 2009
No Sítio dos Macacos, na zona norte do Recife, o reencontro com a Escola Comunitária e as mulheres da comunidade
Por Paulo Rubem
Na tarde da segunda-feira, dia 30, voltamos ao SÍTIO DOS MACACOS, comunidade localizada ao lado da Mata de Dois Irmãos, entre a BR 101 ( próximo ao bairro da Guabiraba ) e a comunidade do Sítio dos Pintos, ao lado da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Próximo do SíTIO, no sentido oposto a BR 101, fica o Zoológico de Dois Irmãos.
Alí existia uma linha da Rede Ferroviária Federal, com ponto de passagem na "Estação de Macacos".
A Escola União Comunitária, no SÍTIO DOS MACACOS, sempre foi acompanhada e apoiada por nós, inclusive a entidade era uma das beneficiárias de parte das verbas de subvenção social que eram patrocinadas pela Assembléia Legislativa junto ao orçamento estadual, entre 1995 e 2002.
Fruto da luta da comunidade a escola comunitária cresceu e, inclusive, cedeu parte de seu terreno para que a Prefeitura do Recife construísse anos atrás a Creche Municipal Celeste Vidal.
Celeste foi professora primária em Vitória de Santo Antão, cidade da zona da mata centro de Pernambuco e integrou a militância de apoio às Ligas Camponesas antes de 1964. Com o golpe militar foi presa e barbaramente torturada. Nos anos 80 participou da fundação do PT e esteve vinculada à Convergência Socialista. Celeste faleceu no começo dos anos 90.
Recentemente as mulheres da comunidade criaram a Associação de Mulheres do Sítio dos Macacos, entidade que já vinha desenvolvendo ações de combate e prevenção à violência contra a mulher. Lamentavelmente a comunidade foi vítima de recente assalto com incêndio criminoso provocado na sede da Associação das Mulheres ( vejam as fotos) e agora estamos nos unindo para apoiar a reconstrução da entidade.
As pessoas que quiserem colaborar liguem para 81-32225943 e deixem suas sugestões e formas de apoio com Georgia, Jaci ou Áurea.
Nas imagens, o registro de nossa passagem na comunidade, a reunião na Escola Comunitária, a entrada de sua sede, com as mulheres e integrantes da creche Celeste Vidal e a Associação depois do incêndio.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário