sexta-feira, 17 de abril de 2009

Paulo Freire é lembrado em palestra no Clube dos Previdenciários de Pernambuco-CPP, em Recife


Por Paulo Rubem

No começo da noite de hoje, sexta-feira , atendendo à convite do Clube dos Previdenciários de Pernambuco-CPP, em sua programação de debates mensais, analisamos a história e a obra de Paulo Freire, educador pernambucano e cidadão do mundo.

O evento ocorreu no Auditório do CPP, na Rua Frei Caneca, no centro do Recife.

Nossa palestra aconteceu na presença de associados e de algumas pessoas que conheceram, conviveram e analisaram profundamente a conjuntura em que Paulo Freire iniciou seus passos no Movimento de Cultura Popular, como o Maestro Geraldo Menucci e a educadora Letícia Rameh, Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, com Tese sobre o MCP e integrante do CENTRO PAULO FREIRE, de Pernambuco.

Procuramos situar o educador na conjuntura do final dos anos de 1950 e no início dos anos de 1960 do século passado, período da luta pelas reformas de base, da revolução cubana, antes e depois do golpe militar de 1964, seu exílio no Chile, na Europa e na África, o seu retorno, na redemocratização, logo filiado ao PT e, posteriormente, como Secretário de Educação da Cidade de São Paulo, na gestão de Luisa Erundina como Prefeita daquela capital.

Destacamos ainda que parte do cenário de desigualdades dos anos 60 do século XX ainda se encontra hoje, quando os Procuradoares do Trabalho encontram condições degradantes nos engenhos de açucar e do trabalho das Usinas em nosso Estado.

Conheci Paulo Freire e fui com ele membro da Fundação Wilson Pinheiro, do PT Nacional, e do Diretório Nacional do partido,no mesmo período em que lá estavam Chico Mendes, Antônio Cândido, Olívio Dutra, Lélia Gonzalez e as atrizes Beth Mendes e Lélia Abramo.

Destacamos que a obra de Paulo é atualíssima e merece ser, mais uma vez, estudada e conhecida pelas novas gerações.

Sua compreensão de educação, de comunicação, de emancipação dos oprimidos, é , ainda, ferramenta de construção dos sonhos, quadro de valores e princípios para todos os que lutam por uma sociedade sem explorados e exploradores.

Nas imagens, alguns momentos do debate.

Ao nosso lado, na mesa, expondo sobre sua Tese de Doutorado, a companheira Letícia Rameh.
Na foto em detalhe, o Maestro Menucci e a estudante de História, do Diretório Acadêmico do Curso, na Universidade Católica de Pernambuco, Milena, ao lado de associada do CPP.

Nenhum comentário: