quinta-feira, 24 de julho de 2008

BANCO CENTRAL MAIS UMA VEZ FAZ O JOGO DAS ELITES QUE VIVEM DE RENDA E AUMENTA OS JUROS EM 0,75 %

Por Paulo Rubem


O Banco Central acelerou o ritmo do aperto monetário e aumentou os juros básicos da economia em 0,75 ponto percentual. A taxa subiu de 12,25% ao ano para 13%. Nas duas reuniões anteriores do Comitê de Política Monetária, a alta foi de 0,5 ponto percentual. O Copom disse que o objetivo é "promover tempestivamente a convergência da inflação para a trajetória de metas".

Pois é. Os sábios mais uma vez decidiram tirar mais dinheiro da sociedade para presentear às elites que vivem de juros dos títulos da dívida pública. Tudo em nome da manutenção da inflação no centro da meta e novamente sequestram a economia da democracia e do debate político.

Sei que alguns dirão que é assim mesmo, que essa decisão é técnica, que é assim no mundo todo, que os críticos da elevação dos juros querem a volta da inflação. Nada mais cínico e leviano do que ouvirmos pela enésima vez tais afirmações.

Já afirmamos auqi nesse blog que combate à inflação com taxas de juros não é receita universal, muito menos neutra em termos de distribuição de renda a partir das políticas de defesa do valor de compra da moeda.

Vários países atacaram a inflação sem recorrerem a essa mania criminosa de elevar juros, elevar dívida pública e tirar dinheiro dos que precisam de água, esgoto e escola para os que aplicam seus excedentes em juros da dívida.

Mais uma vez sugiro a leitura de " Emprego, Juros e Câmbio", de João Sicsu, da Editora Elsevier-Campus, de 2006.

Além disso, quando a alta nos preços dos alimentos é provocada pela especulação dos mais ricos que compram a produção futura nas bolsas de mercadorias, de que valerá aumentar juros ? Nada. Mais tarde vamos mostrar o que significa na dívida pública essa elevação dos juros e quanto será tirado do tesouro nacional para que sejam cumpridos esses contratos.

Um comentário:

meusditos disse...

Prezado candidato Paulo Rubem

Sou eleitor em Jaboatão dos Guararapes e moro no bairro de Piedade. Gostaria de conhecer pontos de seu projeto de administração da cidade que contemplem ações nos bairros de Piedade, Candeias e Barra de Jangada no caso de ser eleito prefeito nas próximas eleições.

Informo que tenho um blog na internet e que poderei divulgar, a meu critério, suas respostas a esta minha simples pergunta que estou enviando a todos os candidatos. De qualquer maneira asseguro que não haverá edição ou contextualização de sua resposta. Poderei, no entanto, comentá-la.

Certo de contar com sua atenção,

Alfredo da Rosa Borges