quarta-feira, 15 de outubro de 2008

15 DE OUTUBRO: DIA DO PROFESSOR, DA ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE E DA CIDADANIA


O Mestre Pernambucano Paulo Freire

Companheiros e Companheiras Profissionais da Educação

Neste dia 15 de outubro certamente ouviremos muitos elogios à importância de nosso trabalho na formação da infância e da juventude em nosso país. Editoriais de jornais e matérias especiais na mídia não faltarão exaltando o que é ser Professor.

Sabemos, contudo, que somos uma categoria desrespeitada em nosso país. Só agora, depois de 119 anos de República é que fomos beneficiados com a aprovação de um piso salarial nacional. Apesar disso, nossas escolas, em sua maioria, estão desaparelhadas, em prédios alugados, sem instalações adequadas, sem equipamentos e com material didático precário. Nas comunidades onde ensinamos, geralmente, a infra-estrutura é de baixa qualidade, as ruas mal iluminadas, bairros inteiros sem saneamento com índices de violência e criminalidade alarmantes, nos quais jovens e adolescentes surgem como a expressão cada vez maior da violência.

Por isso, nesse dia 15 de outubro, quero expressar minha mais concreta solidariedade a todos educadores, renovando meu compromisso como Deputado Federal em permanecer na luta pela escola pública de qualidade, pela valorização dos profissionais da educação, por um projeto pedagógico que fortaleça a formação da consciência crítica de nossos alunos, de suas famílias e comunidades escolares. Uma educação que, não só, estimule a leitura, a reflexão e o raciocínio sobre a palavra escrita e as equações matemáticas, mas que, sobretudo, seja capaz de ler, explicar e entender, para transformar, o mundo que nos cerca, como nos ensinou o Mestre Paulo Freire.

Um forte abraço

Paulo Rubem Santiago

Nenhum comentário: