sábado, 11 de outubro de 2008

Mandato participa da posse da nova diretoria da Federação dos Pescadores de Pernambuco
















Por Paulo Rubem

Hoje pela manhã, no salão da Colônia Z 01, em Brasília Teimosa, em Recife, foi empossada a nova diretoria da Federação dos Pescadores de Pernambuco. Como Presidente assumiu JOSÉ FERNANDES DE OLIVEIRA, ex-Presidente da Colônia do Cabo de Santo Agostinho.

Na solenidade estiveram presentes presidentes de várias Colônias do Litoral e do interior do Estado.

Nosso mandato tem sido parceiro dos pescadores na luta pelo pagamento do seguro devido pelo período de defeso, quando a categoria fica impedida de trabalhar para que se respeite o crescimento das espécies.Para isso, participamos de audiência em Brasília, ainda no primeiro semestre, no Ministério do Trabalho, defendendo a regularização do pagamento para todos os integrantes das embarcações ( seis )e não apenas para três tripulantes por barco.

Além disso pretendemos ampliar a participação das comunidades pesqueiras na discussão dos orçamentos municipais para a pesca,para a educação e para a cultura,sobretudo agora quando vários pescadores foram eleitos vereadores, como em Itamaracá, Ibimirim, Venturosa, Jatobá e Rio Formoso.Em muitas colônias é elevado o percentual de pescadores analfabetos e sem escolaridade sequer dos quatro primeiros anos do ensino fundamental.

Vamos trabalhar também para contribuir na recuperação e atualização de toda a documentação da Federação, inclusive buscando a expedição das certidões federais de modo a assegurar que a entidade possa realizar convênios e receber recursos diretamente do governo federal.

Na próxima semana vamos ter reunião com a Federação para debatermos as propostas de emendas ao orçamento federal de 2009, cujo projeto de lei já está tramitando na Câmara Federal.

Como deputado federal integramos a Frente Parlamentar da Pesca e já aprovamos, para o orçamento federal de 2008, uma verba de R$ 200.000,00 para a construção do Terminal Público Pesqueiro em Jaboatão, próximo a Candeias.

Nenhum comentário: