sábado, 18 de outubro de 2008

Mandato defende projetos para Jaboatão em reunião com Ministro do Turismo



O Ministro e o Secretário, da esquerda para a direita

Por Paulo Rubem

Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira, no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo do estado de Pernambuco, o Ministro do Turismo, Luis Barreto e o Secretário Estadual da Pasta, Deputado Estadual Silvio Costa Filho expuseram os projetos para os quais pedem o apoio da bancada federal de Pernambuco no orçamento do governo LULA para 2009. A mensagem sobre o assunto já está no Congresso, na Comissão Mista de Orçamento, Planos e Fiscalização.

As sugestões estão centradas nas áreas de Infra-Estrutura, realização de eventos, transporte e mobilidade urbana, já com vistas às atividades preparatórias da Copa de 2014, para a qual se espera o Recife seja uma das sub-sedes da competição.

Em que pese a abrangência metropolitana das sugestões chamou-nos a atenção a ausência de propostas para a cidade de Jaboatão dos Guararapes. Uma única proposta, de melhoramentos nas entradas de Recife, poderá contemplar a 2a. maior cidade do Estado, com a requalificação viária da Estrada da Batalha.

Neste sentido chamamos a atenção do Ministro e do Secretário para a necessidade de serem inseridos projetos e obras para a reestruturação da orla marítima de Piedade, Candeias e Barra de Jangada, para a melhoria do acesso e dos usos dos Montes Históricos dos Guararapes, para o reordenamento fundiário nos Montes, das famílias que moram no Córrego da Batalha, nas comunidades do Cajá, Córrego do Balaio e Alto da União, bem como das ações para saneamento da Lagoa Olho D ´Água, no 1o. Distrito, litoral sul da região metropolitana.

Além disso sugerimos ações para a recuperação do Patrimônio dos Engenhos de Jaboatão, já que nas propostas apresentadas pelo Ministro e pelo Secretário Estadual estão contidas ações dessa mesma natureza nas cidades da mata Norte do Estado.

Por fim, entendemos e convencemos as autoridades do setor presentes a incluirem tais projetos no PRODETUR NACIONAL, fazendo-se, assim, justiça às necessidades de ampliação de investimentos e melhorias turísticas,de infra-estrutura, culturais e patrimoniais para Jaboatão dos Guararapes.Veja o mapa da área dos Montes Guararapes, em Prazeres.


Exibir mapa ampliado

Nenhum comentário: