quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

ALERTA GERAL : Escapamos da armadilha dos juros !!!



Caríssimos

Hoje no final da manhã estive numa loja para comprar umas camisas de malha para meu filho de dois anos.

Na hora do caixa, para pagar, o operador mostrou logo uma lista de opções para parcelamento das compras. A maior é em 08 vezes. Neguei-a na hora.

No local de pagamento, mas não exatamente em frente ao CAIXA, há uma tabela em acrílico transparente, com letras impressas em preto, com as informações sobre PARCELAMENTO E JUROS.

Em até 05 vezes não há juros.

No entanto, em 08 vezes os juros chegam a 9,9% ao mês, podendo chegar 213,50% ao ano, numa economia cuja inflação anual não chega aos 6% ao ano.

Um absurdo !!!

A arapuca acontece quando logo ao se mostrar o valor total da compra, aparecem na tela as várias opções, sendo que a parcela MENOR a ser paga equivale exatamente às OITO VEZES.

Na pressa de pagar, com uma fila enorme atrás e sem tempo para fazer contas, o cliente pode cair na armadilha facilmente, pois é levado a optar pela menor parcela mensal a ser paga.

Vou acionar a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Federal para investigar essa indução à compra de crédito por parte das LOJAS RENNER, acionando, ao mesmo tempo, a Consultoria da Câmara, para apresentar Projeto de Lei que vede tal expediente.

Segundo o site da loja " a Lojas Renner registrou no primeiro semestre de 2008, receita líquida total de R$ 998,5 milhões, 19,1% superior ao período equivalente de 2007. A margem bruta registrada foi de 47,7%, contra 46,4% no primeiro semestre do ano anterior. O lucro líquido obtido no semestre foi de R$ 73,7 milhões, 28,9% superior ao mesmo período do ano anterior."

Pergunta-se:

-Quanto dessa receita originou-se da efetiva venda de produtos texteis e outros e quanto terá sido da venda do crédito, nitidamente induzido(nos parcelamentos onde incidem os juros)?

Nenhum comentário: