quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Mandato prestigia confraternização do Grupo "Mulher Maravilha" em Recife













Por Paulo Rubem

Na noite desta terça-feira,23, o Grupo Mulher Maravilha, situado no bairro de Nova Descoberta, em Casa Amarela, no Recife, fez sua confraternização de final de ano, prestigiando a conclusão do curso de Promotoras Públicas Populares e enfatizando a passagem dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O Grupo tem mais de 20 anos de atuação na área dos direitos humanos, da capacitação de mulheres e jovens, com presença também no sertão do Rio Pajeú, mais precisamente na cidade de Afogados da Ingazeira, através da atuação do Grupo Benvirá, em Pernambuco.
O nome do Grupo foi definido numa crítica bem humorada ao seriado americano de TV exibido no final dos anos 70 do século passado,que exaltava uma super-mulher, super-herói nos desenhos animados. As fundadoras do Grupo diziam à época que "Mulher Maravilha" mesmo eram as trabalhadoras domésticas, as mães de famílias com dupla e até tripla jornada de trabalho, muitas vezes sem renda e sem salário.

Temos acompanhado o trabalho da entidade e estivemos juntos na luta pela conquista do Certificado de Registro no Conselho Nacional de Assistência Social bem como na busca da qualificação como entidade de utilidade pública federal.

Encontramos ontem à noite vários militantes de movimentos sociais e sindicais do final dos anos 70 e 80 do século XX e destacamos aqui, numa das fotos, ao nosso lado, a companheira LUIZA, ex-operária tecelã da Fábrica da Torre, em Recife, por mais de 30 anos. Com LUIZA estive no Rio de Janeiro, em 1981, participando do Encontro Nacional de Trabalhadores em Oposição à Estrutura Sindical-ENTOES, em Nova Iguaçu.Fizemos uma viagem de ônibus com dois dias de duração.

Na confraternização registramos as conquistas ocorridas nas duas últimas décadas na área dos direitos humanos e da infra-estrutura social, ressaltando a importância da aprovação das novas leis federais do saneamento(11.445, de 2007), da habitação de interesse social(11.124, de 2005), da Lei Maria da Penha ( 11.340, de 2007), da Emenda Constitucional do FUNDEB-Educação Básica, No. 53, de 2006, além dos 20 anos do SUS, dos 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente e dos 15 anos da Lei Orgânica da Assistência Social.Lembramos, porém, que as leis precisam sair do papel e serem concretizadas em cada comunidade, junto à cada cidadão e cada família.

Apesar disso tudo, porém, o país continua sendo sangrado por uma política de combate à inflação baseada nas altas taxas de juros, o que retira grande soma de receitas do tesouro nacional para o pagamento da dívida pública, enriquecendo os mais ricos.

No final convidamos as pessoas presentes para participarem de nossos Seminários de Capacitação em Orçamento e Políticas Sociais, a serem realizados a partir de março de 2009 no Recife e em várias regiões de Pernambuco.
Parabéns aos integrantes do Grupo Mulher Maravilha pelo trabalho realizado até hoje.

Nenhum comentário: