terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Mandato presente na posse da nova Diretoria do Sindicato dos Estivadores, em Recife, Pernambuco














Por Paulo Rubem

Na manhã desta terça-feira, 30, participamos da posse da nova diretoria do Sindicato dos Estivadores de Pernambuco, cuja sede fica localizada na Rua do Apolo, no bairro do Recife antigo, próximo ao Porto da capital do estado. A entidade tem uma longa história de lutas e completa 119 anos de existência em março de 2009, sendo a mais antiga da América Latina.

No período da ditadura militar várias de suas lideranças foram perseguidas e presas mas antes, em 1962, os estivadores guardaram as urnas, mantendo-as sob vigilância, às vésperas da apuração que elegeu Miguel Arraes o Governador de Pernambuco.

O novo presidente, Josias Santiago, buscará atuar no sentido de fortalecer a capacitação dos trabalhadores, garantindo na mobilização a conquista de seus direitos. Nos últimos anos temos sido parceiros das categorias representadas na Intersindical Portuária, da qual fazem parte sindicatos como o dos Conferentes, Arrumadores, Vigias Portuários, Consertadores de Carga e Bloco e pessoal da Capatazia.

Nossa luta mais importante foi a batalha jurídica frente ao contrato assinado entre o Governo de Pernambuco, na 2a. gestão de Jarbas Vasconcelos, e a empresa filipina TECON SUAPE, quando obtivemos uma expressiva vitória na 4a. Vara da Fazenda Pública Estadual, em Ação Popular. Na ocasião alguns itens do Contrato foram considerados inconstitucionais pois forjavam situação de monopólio na movimentação de carga em conteineres no Porto de Suape por parte da TECON.

Lamentavelmente,decisão posterior reviu a conquista obtida na la. instância e a empresa atua até hoje no regime de monopólio, além de manter apenas trabalhadores contratados.

Em 2009 vamos nos empenhar com a diretoria do Sindicato dos Estivadores na busca de programas de capacitação dos trabalhadores e no desenvolvimento de outras ações sócio-culturais para a centenária categoria.Parabéns ao companheiro JOSIAS e a toda diretoria hoje empossada.

Nas imagens, temos uma foto do Auditório na posse da diretoria e o Porto do Recife.

Nenhum comentário: