sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

AS MULHERES NA DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA: Debates avançam em Recife










Por Paulo Rubem

Realiza-se neste instante a Mesa de Debates da parte da manhã do Seminário que discute o tema " As Mulheres na Democratização da Gestão Pública".
O Seminário foi iniciado no dia 3, 4a. feira, em Recife. Hoje o evento acontece no Auditório do Sindicato dos Servidores Federais de Pernambuco, no bairro da Boa Vista.

Veja as imagens da plenária e da Mesa.

Em sua exposição agora encerrada, Carmem Silva, do SOS CORPO, Instituto Feminista para a Democracia, do Recife, enfatizou a necessidade do fortalecimento dos mecanismos de participação direta na elaboração, execução e avaliação de políticas públicas para as mulheres. Destacou, porém, que há conflitos em muitas instâncias de participação, até entre Conselhos da mesma esfera de gestão,citando a hipótese de se aprovar a descriminalização do aborto num Conselho de Políticas para as Mulheres enquanto no Conselho de Saúde tal deliberação possa ser derrotada.

A Mesa desta manhã está sendo coordenada por Myllena Calazans, do CFEMEA-Centro Feminista de Estudos e Assessoria, de Brasília.

Nos debates foram feitas muitas intervenções ressaltando a necessidade da formação política específica nas áreas de orçamento e finanças públicas.

Percebe-se, segundo algumas das pessoas que falaram, que há muita participação em várias áreas específicas mas não se consegue uma interferência maior naquilo que é determinante para haver verbas e ações visando a promoção real de políticas públicas, ou seja, na esfera das decisões econômicas ( taxa de juros, dívida pública, política fiscal, política cambial-relação real/dólar e outras moedas, crescimento econômico e distribuição de renda com geração de emprego ).

Em seguida, ainda agora pela manhã, falará Gilda Cabral, também do CFEMEA, apresentará a estrutura do II Plano de Políticas para as Mulheres, destacando o Planejamento e o Orçamento em Políticas Públicas para a Mulheres.

Para maiores informações e para conhecer toda a programação já realizada desde o dia 3 de dezembro, acesse os sites do SOS CORPO ( www.soscorpo.org.br) e CFEMEA(www.cfemea.org.br).

O SOSCORPO e o CFEMEA são entidades com as quais trabalhamos com muita intensidade, em Pernambuco e em Brasília, na Câmara Federal, na discussão dos orçamentos públicos, planos e programas de políticas para as mulheres.

Nenhum comentário: