quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

2009 : Respirar fundo, ousar, sonhar, amar e construir a utopia
















Caríssimas(os)

Amanhã vai ser outro ano. Mais um em nossas vidas.

Em nossas seculares imperfeições, o destino de cada um de nós é sermos sempre mais humanos.

Escapando aqui e ali das armadilhas do maniqueísmo econômico, das conveniências políticas, do individualismo, do apartamento e do isolamento que nos retiram do convívio de cada um de nossos familiares e da nossa própria identidade, muitas vezes.

Em 2009, construir um mundo mais justo é o desafio comum, onde a felicidade não esteja apenas em cada um de nós e de nossas possibilidades, mas onde se estabeleça pela igualdade e pela harmonia entre os povos.

Para quê poucos " investidores" sangrando e sugando bilhões das nações em desenvolvimento ( outrora subdesenvolvidas e hoje "emergentes"), concentrando ainda mais as riquezas do mundo, enquanto bilhões de seres como nós são privados do essencial e do necessário para terem sua existência na face da terra correspondendo a essência da humanidade ?

Para quê ficarmos agora eufóricos por que alguns analistas projetam para 2050 um Brasil líder mundial ao lado da China, da Rússia e da Índia, sem qualquer crítica aos padrões de desenvolvimento e acumulação que nos são impostos pelo modelo internacional hoje dominante ?

Que em 2009 possamos avançar nas conquistas sociais, mudando as estruturas de poder que perpetuam atos de corrupção seculares, esquemas de dominação criminosos e geram indicadores econômicos que, se de um lado, trazem alguns benefícios para a maioria mantêm, contudo, intactos os privilégios econômicos e políticos da minoria.

Por isso desejo a todos aqueles que nos acompanham, no mandato, nas antigas e novas amizades, nos cotidianos familiares, próximos e à distância, peço-lhes desculpas pelos atropelos, erros e dissonâncias, agradeço seu apoio, críticas e discordâncias, nas divergências e nos embates, desejando um ano de 2009 onde sejamos capazes de produzir mais humanidade, mais igualdade, mais serenidade, oportunidade e esperança !

Feliz 2009 !!!

Forte Abraço !!


Paulo Rubem, Roberta Ramos, Vitor, Mateus e Luisa.

Nenhum comentário: