quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Chinaglia e Paulo recebem conselheiros de Saúde




Cerca de 2.000 conselheiros de saúde de todo o Brasil fizeram um protesto em frente ao Congresso Nacional para pedir a regulamentação da Emenda 29 e a extinção do projeto que prevê a criação das fundações estatais de direito privado. O deputado federal Paulo Rubem (PDT), único parlamentar que compareceu à 15ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, convenceu o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT) a receber uma comissão dos conselheiros.

O petista solicitou aos manifestantes que procurem os líderes partidários para que possa haver acordo e viabilizar as votações. O protesto foi realizado logo após a mesa-redonda para discutir os 20 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), que teve o deputado Paulo Rubem como um dos palestrantes. Ele elogiou a mobilização dos conselheiros e lembrou que é importante investir em formação para que os Conselhos de Saúde possam efetivamente fiscalizar os gastos no setor.

“Há um ano estive em Garanhuns (Agreste de Pernambuco) realizando um seminário de formação para os conselheiros e sei que, se em uma cidade de 140 mil habitantes, que abriga duas universidades, temos necessidades de investir na formação dos conselheiros o problema se repete em todas as pequenas e grandes cidades do Brasil”, explicou.

Para Paulo, que foi membro da CPI das Sanguessugas e preside a Frente Parlamentar de Combate à Corrupção, a mobilização dos trabalhadores e usuários do SUS é a única maneira de evitar os desvios de recursos na Saúde. “Tenho um projeto que torna crime hediondo as fraudes em setores fundamentais para a nossa sociedade, como a Saúde, mas só com mobilização de amplos setores da sociedade conseguiremos fazer com que essas propostas sejam aprovadas no Congresso Nacional”, afirmou.

Conselheiro nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, foi um dos membros da comissão que conversou com o presidente Arlindo Chinaglia. Ele considera que a má gestão do SUS comprometeu a qualidade de prestação dos serviços e que a profissionalização dos gestores é uma das principais reivindicações feitas pelos conselhos de saúde. "É preciso começar a trabalhar a perspectiva de mudar o modelo da gestão do SUS. Temos um sistema completamente doente", afirmou.

O secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, representou o Governo Federal na mesa-redonda destacou os avanços ocorridos no SUS. Para ele, as campanhas de vacinação e o número de transplantes de órgãos realizados por ano no Brasil são alguns dos principais ganhos no setor público de saúde. "É um sistema que conseguiu ser implantando em um País que tem uma estrutura política administrativa complexa. Portanto, podemos comemorar os 20 anos do SUS como algo vitorioso", disse Souza.

A 15ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde termina na próxima sexta-feira.

Nenhum comentário: