segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Concedemos hoje pela manhã entrevista a Mário Neto, da Rádio JC CBN, em Recife











Por Paulo Rubem

Hoje, segunda, pela manhã, das 10:30 às 11:00 , concedemos entrevista ao Radialista Mário Neto, da JC CBN, em Recife.

No programa,explicamos a recente proposta aprovada na Câmara dos Deputados (agora irá ao Senado), que trata das cotas no ensino superior para alunos de ensino médio público, ai inseridos os negros, afro-descentes e índios, na proporção de 50% das vagas para o primeiro critério(ter estudado em escola pública de nível médio).

Na ocasião explicamos que tal medida se soma aos esforços já ocorridos com a aprovação do FUNDEB-Fundo para a Educação Básica ( inaugurado através da Emenda Constitucional 53, de 2006 ) e da Lei 11.494, do ano passado, que a regulamentou. Além disso destaca-se, também, a aprovação do Piso Salarial Nacional para os profissionais da educação básica pública dos estados e municípios. O Piso está discriminado e as suas condições de implantação estão detalhadas pela Lei 11.738, de 16 de julho de 2008.

Além desse tema expusemos também sobre a situação de calamidade pública em que se encontram os Rios Jaboatão e Pirapama, segundo estudo patrocinado pelo Departamento de Zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, fato já denunciado neste blog no último dia 16 de novembro. Neste sentido destacamos os esforços que estamos fazendo, com o apoio da bancada federal de Pernambuco, para serem aplicados recursos do orçamento do governo Lula para 2009 em obras que previnam e enfrentem os riscos de alagamentos, enchentes, avanço do mar e desabamento de barreiras em Jaboatão, Olinda, Recife e Camaragibe , todas, cidades da região metropolitana da capital.

Além disso há, também, uma outra iniciativa aprovada pela bancada, que pode implicar em mais verbas para obras de infra-estrutura a serem desenvolvidas pelo governo federal. Nos dois casos, os valores inicialmente aprovados chegam a R$ 150 milhões de reais, que poderão ser reduzidos, dependendo da avaliação do Relator Geral da proposta Orçamentária para 2009, o Senador Delcídio Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul. Nas fotos e no vídeo, a entrevista a Mário Neto, da JC CBN.

Nenhum comentário: