Por Paulo Rubem
Na última sexta-feira, 31/10, das 11:30 às 14:00, visitamos as instalações da Reitoria, do Núcleo de Acompanhamento de Convênios, da Escola de Educação Física-ESEF e do Núcleo de Educação à Distância da Universidade de Pernambuco-UPE.
Veja abaixo a repercussão de nossa visita no Boletim Eletrônico da UPE.
Para 2009 deveremos apresentar nova emenda individual para a Universidade, contemplando a sugestão da Reitoria, de construção da Unidade Comum da Área da Saúde ( A Torre da Saúde ), no Campus de Santo Amaro, ajudando ainda na reforma de quadra interna da ESEF.
Segue a matéria.
O Deputado Federal, Paulo Rubem Santiago visitou no último dia 31/10 o Reitor da UPE, Carlos Calado. O parlamentar foi o autor da proposta de liberação da Emenda Coletiva da Bancada de Pernambuco, no Congresso Nacional, no valor de R$ 16.200.000,00, que será destinado ao projeto “Interiorização da Universidade de Pernambuco”.
Na ocasião, o Reitor levou o deputado para conhecer as instalações do Núcleo de Acompanhamento de Convênios (NAC) e do Núcleo de Educação à Distância (NEAD), onde o coordenador do núcleo, Renato Medeiros, fez uma rápida apresentação do trabalho que está sendo desenvolvido e o levou para conhecer a sala de vídeo-conferência, de onde as aulas são transmitidas.
Durante o encontro, Paulo Rubem se colocou à disposição da Universidade para apoiar futuros projetos e defendê-los junto aos Ministérios e a bancada de Pernambuco no Congresso Nacional.
EMENDÃO: O projeto tem como objetivo redimensionar a infra-estrutura da UPE no interior do Estado, efetivando a atuação das suas áreas de ensino, pesquisa e extensão e garantindo o acesso a um ensino superior público de qualidade as diversas regiões de Pernambuco.
A aplicação dos recursos concedidos está distribuída em três grandes linhas de intervenção, o que possibilitará o alcance dos objetivos previstos, são elas:
1 – A adequação dos 05 campi da UPE já existentes no interior do Estado, localizados nos municípios de Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns, Petrolina e Salgueiro, à demanda por novos cursos e ao maior número de alunos;
2 – Implantação do campus da UPE no município de Arcoverde, aproveitando a subutilização do Centro Escolar Vitorino Freire, o que permitirá o funcionamento das atividades administrativas e acadêmicas exigidas por uma Universidade;
3 – Implantação e implementação do Núcleo de Comunicação e Tecnologia da Informação (NCTI), e irradiação por todos os campi da UPE, o que permitirá o controle das informações gerenciais e acadêmicas, além de dar suporte as atividades de ensino, pesquisa e extensão e a intercomunicação das diversas unidades da UPE e do programa de Educação à Distância (EAD).
Com essas ações, a UPE vai contribuir para o pleno sucesso do seu programa de Interiorização, que visa o desenvolvimento sustentável das regiões mais carentes de Pernambuco, cuja economia é centrada na Região Metropolitana do Recife, agindo de acordo com a política traçada pelo Governo do Estado
terça-feira, 4 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário