quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Paulo defende criação de Cefet em Paulista















Imagens da Audiência no FNDE



O deputado federal Paulo Rubem defendeu em reunião hoje, quinta-feira, em Brasília,com o Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE, Daniel Balaban, a volta ao funcionamento da unidade de formação profissional do antigo Programa de Expansão da Educação Profissional de Paulista, cidade do litoral norte,na região metropolitana de Recife. "O prédio está em boas condições, apesar de estar há sete anos abandonado", disse o parlamentar, que visitou o local em companhia do diretor geral do Cefet Pernambuco, Sergio Gaudêncio.

O antigo Centro de Formação Profissional de Paulista Geraldo Pinho Alves teve investimentos de R$2,7 milhões, mas só funcionou durante um semestre. De acordo com o responsável pelo Cefet o prédio teria condições de abrigar salas e laboratórios para formação de até 400 estudantes por turno.

Daniel Balaban explicou que o Programa de Expansão da Educação Profissional foi criado pelo antigo Governo Fernando Henrique Cardoso, ainda dentro de uma lógica de privatização da educação profissionalizante. Muitas das entidades mantenedoras, como a de Paulista, não tiveram condições de manter os locais funcionando e abandonaram as obras construídas com verbas federais e do BID.

Os responsáveis pelo Centro de Formação Profissional de Paulista Geraldo Pinho Alves há anos deixaram de ser encontrados e estão devendo prestações de contas ao FNDE. Daniel Balaban citou o caso de Salto (em São Paulo) onde um antigo Proep virou um Cefet e disse que, mesmo no caso de locais em que os responsáveis não quiserem devolver os prédios ao Poder Público, "o Ministério da Educação poderá entrar com processos judiciais".

Nenhum comentário: