terça-feira, 25 de novembro de 2008

Ocupação no Recife Antigo marca Dia Nacional de Luta pela Habitação

Nesta terça-feira estão sendo realizadas mobilizações em todo o Brasil para marcar a Jornada Nacional de Luta pela Reforma Urbana e pelo Direito à Cidade, organizada pelo Fórum da Reforma Urbana (FNRU). Em Pernambuco, o FNRU e as quatro entidades sociais ligadas à organização realizaram uma ocupação na Rua da Guia na madrugada de hoje.

Os Movimentos de luta pelo Teto (MLT), de Trabalhadores Sem Teto (MTST), de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e de Luta e Resistência Popular (MLRP) mobilizaram 250 pessoas, que já estão ocupando prédio de oito andares, fechado há mais de dez anos. O edifício de número 88 nunca chegou a ter suas obras finalizadas e fica de frente ao Restaurante Pernambuco, na Rua da Guia (Centro).

No momento, estão se dirigindo para a Prefeitura as lideranças dos quatro movimentos e do Fórum de Reforma Urbana, onde devem ser recebidos pela secretária de Habitação, Isabel Viana. “O secretário Waldemar Borges também se prontificou a enviar um representante do Governo do Estado para conversar conosco”, explica Sergio Capoeira, uma das principais lideranças do movimento de luta pela habitação em Pernambuco.

Ainda hoje, a partir das 13h, as lideranças do Fórum de Reforma Urbana estarão em audiência na Justiça Federal. Eles acompanham os representantes do MLT e a advogada Maria José, que lutam para receber o direito de uso de prédio em Caixa D`Água ocupado pela organnização. “Eu acredito que pode sair uma medida favorável para a gente porque a Caixa Econômica várias vezes se mostrou interessada em negociar”, diz a liderança do Movimento.

Nenhum comentário: