sábado, 22 de novembro de 2008

Mandato visita e ouve a " Integração de Muribeca", em Jaboatão, Pernambuco














Por Paulo Rubem

Na tarde-noite desta sexta-feira,21, nosso mandato visitou a comunidade da "Integração de Muribeca",onde residem 3.000 famílias, localizada entre o 1o. e o 2o. Distrito de Jaboatão dos Guararapes, cidade vizinha ao Recife, no litoral sul da região metropolitana da capital de Pernambuco.

A comunidade é fruto de um loteamento que já tem mais de 10 anos de construído e apresenta inúmeras carências, entre elas o transporte público, o saneamento, o calçamento da avenida de acesso, das ruas internas e a limpeza urbana. A segunda etapa da "Integração", mais para dentro do Loteamento, é cortada pelo rio Jaboatão.
Nessa proximidade residem, porém, famílias mais pobres, que já estruturaram uma pequena ocupação com casas em precárias condições.

O Loteamento ocupa uma área que pertenceu a antiga Usina Muribeca, que deixou de funcionar ainda nos anos 60 do século passado. Permanecem, porém, no local, a chaminé da Usina e um prédio em ruínas com um enorme galpão, construções que mereceriam uma restauração para a implantação de um centro cultural para essas famílias.

Na foto você nos vê na casa do Sr. Domingos, ao nosso lado direito,junto de lideranças da comunidade que se preparam para disputar as eleições da Associação da Integração de Muribeca, a se realizar em janeiro de 2009.

No encontro debatemos várias linhas de ação para o próximo ano na área das políticas públicas, destacando o conhecimento e a defesa da aplicação das novas leis do saneamento, da habitação de interesse social, da Lei Maria da Penha ( Jaboatão é a segunda cidade mais violenta para as mulheres em Pernambuco), as leis do FUNDEB(Educação Básica) e o Programa Pró-Transporte, lançado pelo governo federal esse ano.

Em dezembro voltaremos à comunidade para organizar o planejamento dos seminários de capacitação sobre as leis citadas e sobre o orçamento municipal de Jaboatão, ferramenta legal que deverá expressar as reivindicações da comunidade e de outras comunidades jaboatonenses.
Veja no Mapa a localização da Muribeca. O mar fica à direita, há uns 10 km de distância.

Exibir mapa ampliado

Nenhum comentário: