quarta-feira, 26 de novembro de 2008

ESCÂNDALO : Superávit até outubro bate recorde e Meirelles ainda acha bom o resultado













Nas fotos, Meirelles, em destaque, à direita e no meio da Mesa dos Debates, na Comissão Mista de Orçamento, à esquerda.

Hoje o Banco Central divulgou os números da política fiscal até outubro. O superávit primário acumulado no ano alcançou R$ 132,9 bilhões, o equivalente a 5,6% do Produto Interno Bruto (PIB). A meta para o ano é de 3,8% do PIB. Registre-se que essa elevada economia vem servindo apenas para pagamento dos juros da dívida pública, enriquecendo-se os mais ricos que aplicam seus ativos nos títulos da dívida pública mobiliária.

Os dados acabam de ser divulgados em audiência que se realiza nesse momento no Plenário 2 da Câmara dos Deputados, com a presença do Presidente do BC Henrique Meirelles, que vem expor o Relatório de Gestão Fiscal do Banco, segundo normas da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Sempre eufórico e repetindo seu discrso frente às opiniões divergentes dos deputados e senadores da Comissão Mista de Orçamento, Meirelles certamente não explicará porque suas opiniões de antes da crise financeira atual eram sempre tão seguras, defendendo as decisões adotadas como ciência universal, mas hoje pouco explica o que nos expõe a essa crise.Como sempre, não enxerga pessoas, direitos humanos nem vida plena por trás dos números sempre eufóricos, em si mesmos, que apresenta.

Mais detalhes sobre esse agressivo resultado de superávit primário, quase 2% ACIMA DA META, e suas consequências sociais é bom acessar o site do INESC-Instituto de Estudos Sócio-Econômicos, www.inesc.org.br .

Nenhum comentário: