domingo, 7 de dezembro de 2008

Ministério Público denuncia prefeito de Escada, município da Mata Sul do Estado de Pernambuco

Fonte : Blog do TON http://e-noticia.spaces.live.com/

Com comentários do Blog ao final

Um dia antes de ser homenageado pela Câmara de Vereadores e de receber o título de Cidadão Escadense, o Prefeito do município de Escada, Jandelson Gouveia (PR), foi denunciado pelo Ministério Publico de Pernambuco. O motivo: desvio de mais de R$ 3,2 milhões de reais do Fundef no ano de 2005.

Agora, já são três os processos que tramitam do TJPE contra o atual prefeito. O primeiro, de nº 154701-5, Ação Direta de Inconstitucionalidade, trata de recebimento de salários irregulares por parte do prefeito, vice e secretários; o segundo, de nº 169343-6, Ação Penal Originária, inclui o prefeito em suspeita de favorecimento a Eone – Empresa de Obras Nordeste Ltda; e o terceiro, uma representação Crime, Processo nº 179465-0, que trata de desvio dos recursos do Fundef.

A nova denúncia teve como base um Relatório do conselho do Fundef do município, em 2006 e parecer da Assessoria Criminal do MP, datado de abril de 2007. O departamento criminal do Ministério Público verificou a existência de movimentação “anômala” de recursos entre contas da prefeitura envolvendo pelo menos 450 cheques vinculados ao fundo.
O Tribunal de Contas do Estado já havia reconhecido o descumprimento de lei municipal o uso de recursos para pagamento de despesas de outras secretarias, burla em processo licitatório, além de irregularidade em compra de materiais didáticos. Ao não apresentar documentação necessária para investigação, o prefeito “robustece a sua culpabilidade”, afirma o representante do MP.

NOSSO COMENTÁRIOS

No dia 21 de junho de 2007 havíamos denunciado essa farra em Escada em matéria publicada no Blog de JAMILDO ( www.blogdejamildo.com.br).Por isso hoje nosso mandato de Deputado Federal reproduz aqui esa matéria com muita satisfação.
Essa denúncia é fruto do incansável trabalho dos Conselheiros do FUNDEF na cidade de Escada, Conselho que foi presidido pelo companheiro TON - Edmundo Fernandes Cavalcanti da Silva.

Parabéns aos Conselheiros, parabéns ao TON e ao Vereador(não reeleito para 2009) Prof. Orlando, também incansável combatente em defesa da ética na política e da correta aplicação do dinheiro do FUNDEF em Escada.

Há três anos assinei uma Representação ao TCE, juntamente com a Deputada Estadual Tereza Leitão, pedindo investigações sobre indícios de desvios no FUNDEF na cidade.

Estamos juntos nessa luta !!!

Veja a matéria publicada no Blog de Jamildo.

Paulo Rubem Santiago vai pedir bloqueio de verbas para prefeitura de EscadaMarcos Michael/JC Imagem

"TCU e CGU tem que impedir desvio de verbas da Educação"

O deputado federal Paulo Rubem Santiago, do PT, que denunciou o desvio ao Blog de Jamildo, informou que vai pedir o bloqueio das contas e providencias ao Tribunal de Contas da União e Controladoria Geral da União, na próxima semana.

“No município, não há clima para se resolver nada. Nesta quinta-feira, por exemplo, o vereador petista Orlando Melo levou as denúncias para a Câmara Municipal e teve o carro arranhado por comissionados a mando do prefeito”, informou, antes de viajar de Brasília para Recife.


No mapa abaixo, veja a localização da cidade de Escada, ao sul do Cabo de Santo Agostinho e próxima de Ipojuca.


Exibir mapa ampliado

Um comentário:

Educandário Monteiro Lobato disse...

GOSTARIA DE SABER COMO ANDA OS TRAMITES DA DENUNCIA DO CONCURSO DE ESCADA.
POIS A PREFEITURA NAO NOS INFORMA NADA.
JA AGRADECO,CASO ME RESPONDAM.