domingo, 13 de abril de 2008

BLOG ACERTO DE CONTAS DEFENDE MANDATO

Por Paulo Rubem

É com satisfação e agradecimento que transcrevemos a matéria veiculada no dia 11, sexta, sobre o ato em defesa de nosso mandato, realizado na Assembléia Legislativa de Pernambuco.

Todos nós que integramos esse mandato e as teses que defendemos na política estadual e nacional agradecemos esse gesto pois temos certeza que sempre que nos manifestamos nos campos da economia, das finanças, da cultura, da educação e do desenvolvimento, o fizemos sob o ponto de vista da democratização dos investimentos, da ética no trato da coisa pública, pela redução das desigualdades e pela participação política direta da sociedade.

Por isso, mais uma vez, agradecemos ao Marco Bahé, ao Pierre Lucena e ao BLOG ACERTO DE CONTAS pelo apoio dado em defesa desse mandato.

Segue a matéria.

................

Não podia encerrar o dia de hoje sem comentar sobre o ato de manutenção do mandato do deputado federal Paulo Rubem, que está sendo processado pelo PT por ter mudado de partido. A Assembléia Legislativa ficou lotada pela manhã em apoio ao deputado. Estiveram presentes deputados estaduais e federais, sindicalistas, representantes de movimentos sociais, o vice-governador João Lyra Neto e até o padre Reginaldo Veloso, do Morro da Conceição. Destaque para os três petistas presentes a contragosto do partido: Roberto Leandro (presidente do Detran), Fernando Ferro (deputado federal) e Jurandir Liberal (Vereador).

Paulo Rubem é, na minha opinião, um dos melhores parlamentares que Pernambuco produziu. Quando deputado estadual, era quem mais incomodava os governo de Miguel Arraes (PSB) e, posteriormente, Jarbas Vasconcelos (PMDB). Foi um dos primeiros a criticar a mudança de rumo político e ético que o PT estava tomando quando ainda permanecia dentro do partido. Foi destratado várias vezes pela legenda até que chegou ao absurdo de lhe negarem a oportunidade de disputar a prefeitura de Jaboatão, onde teve excelente votação para deputado e quando disputou a vaga de prefeito, em 2004.

Paulo migrou para o outro partido por ter sido isolado politicamente dentro do PT, pelo qual militou desde sua fundação. Foi para o PDT mas poderia ter ido para qualquer outro dentro do campo ideológico que o norteia. E foi altivo.

Ao invés de tentar tirar o mandato de Paulo Rubem, o PT deveria questionar-se sobre o que levou à perda desse militante. Não apenas dele, mas de tantos outros, como o sociólogo Chico Oliveira (um dos maiores intelectuais do partido) para citar apenas mais um. Tantos que se afastaram do PT apenas porque mantiveram seu caminho. Enquanto o PT preferiu abandonar a longa estrada da ética e da democracia para tomar um atalho. Sem saber (ou sabendo, talvez) que este atalho vai para outro lugar. O lugar onde tucanos e democratas o esperam de braços abertos.

Este blog se posiciona oficialmente pela defesa do mandato de Paulo Rubem.

Comentário Meu (Pierre)

Paulo Rubem vem se destacando na política pernambucana por ser um parlamentar sério, coerente e honesto. Só isso bastaria para este blog apoiá-lo na sua luta pela permanência do mandato.

A interpretação da lei que pune os infiéis por parte do TSE está absolutamente correta, mas esta não deve ser aplicada nos casos onde o partido é que muda, e não o deputado. Isso não pode acontecer em alguns casos. Esperamos que o TSE leve em consideração o caso do deputado Paulo Rubem.

Quando estive na Secretaria de Educação do Estado, fui testemunha do comportamento correto e anti-demagógico do deputado, que sempre optou em ter posições ponderadas (era na época deputado estadual) e discutir os assuntos ligados à Educação, ao contrário de outros, que se aliavam à diretoria do Sintepe apenas para “aparecer” perante sua base eleitoral.

Nenhum comentário: