sexta-feira, 11 de abril de 2008

Defesa do mandato de Paulo Rubem une Pernambuco



Centenas de militantes políticos, sindicais e populares lotaram o plenário e as galerias da Assembléia Legislativa de Pernambuco nesta manhã e começo da tarde, unidos, para prestigiar o ato de apoio ao mandato de Paulo Rubem (PDT-PE) promovido pela direção estadual do PDT.

O presidente do Detran, Roberto Leandro, que foi o único outro parlamentar petista a prestigiar o encontro do Bloco de Esquerda do PT realizado em Recife, durante a Crise do Mensalão, fez questão de registrar sua opinião favorável à manutenção do mandato do agora pedetista e lembrou que, antes de exercerem cargos públicos, “militamos juntos para construir um sindicalismo combativo”. Também esteve na Alepe o vereador recifense Jurandir Liberal, que assim como Fernando Ferro tinha se colocado à disposição para depor a favor do ex-petista no processo que o partido em que ambos ainda militam move no TSE. O Vereador petista Marcelo Santa Cruz, de Olinda, que já havia assinado carta em apoio ao mandato, enviou mensagem, de Salvador, onde participa de evento na área de direitos humanos, em apoio ao mandato.

Exercendo o cargo de governador, o vice João Lyra Neto esteve presente ao ato, o Secretário Estadual de Desenvolvimento Social e ex-Deputado Estadual com PAULO RUBEM, Roldão Joaquim dos Santos,juntamente com as principais lideranças do PDT de Pernambuco: o presidente da Assembléia Legislativa, Guilherme Uchoa; o deputado estadual, Presidente Regional do PDT, coordenador do ato e candidato a prefeito de Caruaru, José Queiroz, e o candidato a prefeito de Olinda, Alf. Também estiveram presentes os deputados federais Wolney Queiroz (PDT) e Silvio Costa (PMN).

O Padre Reginaldo Veloso, do Morro da Conceição, lembrou os tempos em que conheceu Paulo Rubem, quando o parlamentar ainda era um militante do movimento de professores na Apenope. Filiado ao PT, o religioso foi um dos criadores da tendência Coletivo Florestan Fernandes, em que o deputado federal militou durante a maior parte dos seus 27 anos no Partido dos Trabalhadores. Muitos outros petistas históricos compareceram ao plenário da Assembléia Legislativa, assim como representantes do MST, MLST, MLT.Por mais de duas horas revezaram-se na Tribuna da Assembléia diversos militantes de movimentos sindicais, populares, sociais, de luta pela reforma agrária e autoridades já citadas, além do Presidente Estadual do PC do B, Alanir Cardoso.

Pelos movimentos sociais falaram Maria Tenório ( Brasília Teimosa, de Recife),Sérgio Capoeira ( MLT, de Paulista),José Roberto (Sindicato dos Metroviários)e Marlos Guedes, Presidente do Sindicato dos Bancários.No plenário estavam militantes dos movimentos sociais de Jaboatão, Palmares, Olinda, Paulista, Igarassu,Recife, dirigentes sindicais da educação, dos ferroviários, dos bancários, das guardas municipais, dos servidores municipais de Recife, do fisco estadual, de engenheiros de pesca, entre outros.

Em todos os pronunciamentos foi ressaltado o apoio ao mandato e a certeza de que a coerência e competência com que essa representação tem sido exercida faz do mandato exercido por PAULO RUBEM um importante instrumento de luta social e popular a serviço dos trabalhadores de Pernambuco e do País.

Nossa assessoria fez o registro em vídeo de todo o ato e em breve o mesmo será disponibilizado neste blog e por outras mídias digitais, ai incluída a fala de PAULO RUBEM em agradecimento ao ato, aos militantes, aos seus familiares e a saudação que fez a todos os participantes.

Um comentário:

Unknown disse...

Prezado Paulo,

Há muitos nos conhecemos e sempre o tive como uma referência de fazer política diferenciada. Contextualizando o socialismo, a democracia e a ética política.

No meu blog escrevi um singelo depoimento de quem honra este mandato outorgado pelo povo pernambucano em nome dessas causas.

Um forte abraço.

Bráulio Wanderley
Professor Universitário