terça-feira, 1 de abril de 2008

CÂMARA APROVA VERBA PARA FORMAÇÃO EM CINEMA E ÁUDIOVISUAL



Câmara dos Deputados aprova verba para formação em Cinema

O deputado federal Paulo Rubem (PDT-PE) sugeriu e conseguiu aprovar na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados a inclusão de uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias- LDO 2008, para capacitar artistas, técnicos e produtores na área do Audiovisual. A outra proposta também aprovada foi a que prevê a continuidade do Programa Monumenta, que tem verba estrangeira e contrapartida da União. O colegiado tem direito a propor cinco emendas e foram votadas essas duas e três para a Educação.

Presidente da Subcomissão de Cultura, Paulo Rubem acompanha há muitos anos a dificuldade dos profissionais que fazem cinema em Pernambuco. Duas presenças foram fundamentais para que a emenda fosse aprovada. Os cineastas pernambucanos Paulo Caldas, Germano Coelho e Claudio Barroso estiveram presentes à audiência e conversaram com alguns parlamentares para mostrar a importância da formação nesse campo. Mas também foi essencial a intervenção da deputada Maria do Rosário, mostrando que o problema não está localizado somente no Nordeste "estive com o cineasta Jorge Furtado e ele me falava da dificuldade que é, hoje no Brasil, com tantos editais disponíveis para realização de filmes se conseguir bons profissionais, já que quase não existem escolas técnicas de formação no Audiovisual", lembrou a parlamentar gaúcha.

A emenda prevê a capacitação de 1.000 profissionais em todo o Brasil. O Ministério da Cultura só tinha a previsão de R$600 mil para a capacitação de 130 artistas, técnicos e produtores na área audiovisual. Com essa emenda, os valores devem ser multiplicados quase dez vezes, devendo chegar a cerca de R$5 milhões para todo o Brasil. "Nossa intenção é articular com o Ministério da Cultura para que Pernambuco, não somente seja incluído, mas venha a ser modelo desse projeto de formação", explica Paulo Rubem.

Ele tenta articular, em conjunto com a Assembléia Legislativa, uma audiência pública para discutir também a inclusão de mais verbas para o audiovisual na Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado. "O governador Eduardo Campos já mostrou disposição, ao se reunir com os cineastas, e agora estamos apenas tentando apoiá-lo no sentido de finalmente Pernambuco vir a ter um ou mais centros de formação para os profissionais do nosso Cinema", lembrou.

Pernambuco, nos últimos anos, se tornou um dos principais centros de realização de Cinema no Brasil. Além de uma enorme produção de vídeos digitais, filmes como Amarelo Manga, Baile Perfumado (de Lírio Ferreira e Paulo Caldas) e Baixio das Bestas fizeram sucesso em festivais nacionais e internacionais. A estruturação de um sistema de ensino do audiovisual, portanto, "é fundamental para essa cadeia econômica. Sem falar na riqueza cultural que é podermos estar mostrando nossa cara para pessoas do mundo inteiro através de um filme", explica o deputado.

Nenhum comentário: