domingo, 2 de novembro de 2008

Mandato vai a Petrolina e faz debate sobre saneamento, habitação e projetos para a região





















Imagens das casas e das fossas abertas inconclusas na "Vila do Porto".

Por Paulo Rubem

No sábado,1 de novembro, estivemos em Petrolina, lá chegando ainda na sexta de noite.

No sábado pela manhã visitamos o Prefeito eleito, Júlio Lóssio, médico oftalmologista, filiado ao PMDB e que nos recebeu em sua residência para um bate-papo sobre a situação da cidade, as demandas em habitação, saneamento, a situação do município em relação aos serviços oferecidos pela COMPESA, a máquina administrativa local e as carências da região.

No encontro, acompanhados pelo Médico Cirurgião residente em Petrolina, mas natural de Salgueiro, Dr. Eugênio, apoiador de nosso mandato na cidade, por Ednaldo Lima, assessor do mandato e membro do Forum Estadual da Reforma Urbana, Padre Antônio Moreno, ex-Vereador do PT na cidade, hoje filiado ao PSOL, atualmente cursando Doutorado em Roma e por Odilon Lima, de nossa coordenação, reafirmamos a iniciativa de apresentar emendas ao orçamento federal para beneficiar a população petrolinense,a exemplo do que foi feito antes, com a proposta de um Centro de Inclusão Digital, embora a emenda não tenha sido aproveitada pelos governos locais de 2004-2008.

No sábado, ainda pela manhã, estivemos na comunidade da "Vila do Porto", onde 48 famílias começam a residir, ainda em situação precária, em casas de sala/cozinha, banheiro e um quarto,ainda sendo entregues mal rebocadas com chapisco grosso, sem água encanada, sem pintura,construídas pela Prefeitura, após luta popular de resistência, a partir de uma ocupação realizada em área próxima ao Porto no Rio São Francisco.

As famílias chegaram a receber ordem de despejo por oficial de justiça e a ter enfrentamento com a tropa de choque da PM na cidade. A ação judicial foi suspensa após intensa pressão popular, negociações jurídicas e cobertura da mídia local à tentativa da Prefeitura.
Nesta matéria estamos expondo fotos da localidade e a precariedade das instalações construídas pela atual administração da cidade.

Minutos antes do almoço visitamos uma Professora da UPE, da Faculdade de Formação de Professores de Petrolina, a Professora Aparecida Brandão, ex-integrante do Conselho Municipal de Educação e que teve importante atuação na formulação do Plano Municipal de Educação, cuja cópia nos foi entregue por ela.
Na ocasião acertamos que ainda este ano iniciaremos uma agenda de visitas a Faculdade para provocarmos, por meio de debates, um conjunto de reflexões sobre os desafios da educação na região.
Na hora do almoço tivemos encontro com vários fazendários estaduais que apoiaram nossa candidatura em 2006, como Rogério, Robert e Wildes e, também, ainda, com Dr. Eugênio e sua esposa.

A partir das 16:30 reunimo-nos com 30 militantes de movimentos sociais, religiosos e populares no Centro de Treinamento Diocesano, onde fizemos um balanço das eleições de 2008, o quadro estadual e nacional, as demandas de 2009 e 2010 e uma agenda de trabalho para fortalecer o controle social na cidade e na região sobre as novas administrações eleitas esse ano.Da reunião participou também o companheiro de Ouricuri, Francisco Malan Lopes dos Santos, também membro do Forum Estadual da Reforma Urbana.

No debate ressaltou-se o peso do poder econômico nas eleições deste ano, a compra do voto, o excesso de propaganda e a pouca ou nenhuma renovação verdadeira de métodos e de origem dos novos vereadores eleitos.

Definimos que após a apresentação das emendas parlamentares para 2009 voltaremos ao município para um ato de divulgação dessas emendas, a aprovação da agenda dos seminários de formação sobre políticas públicas, a confirmação da agenda de visitas às comunidades urbanas de Petrolina e das cidades vizinhas, lançando-se a idéia de construir um "Observatório das Administrações Locais na região".

2 comentários:

Anônimo disse...

é salutar e de grande valia esses momentos no qual podemos contar com a presença dos parlamentares nas nossas cidades fazendo observaçoes em loco e contribuindo ainda mais para os esclarecimentos necessarios para uma consciencia politica e social melhor da nossa sociedade. Com certeza famos aguardar o retorno preparando os nucleos e formentando discussoes que irao propiciar verdadeiros e concretos encaminhamentos na caminhada de nossa cidade...e quem quiser junte-se a nos!!!
Dario Lopes - Petrolina-PE

Paulo Rubem Santiago disse...

Obrigado Dario.
Tenha certeza que vamos estar juntos aproveitando os avanços da legislação de políticas públicas e fortalecendo o controle social em Petrolina e na região.
Forte Abraço.

Paulo Rubem Santiago