segunda-feira, 10 de novembro de 2008

IPOJUCA: 92 famílias em ocupação sofrem com bichos de pé e pulgas











Por Paulo Rubem

Há três meses ocorreu uma ocupação em Ipojuca, no início na estrada de N.Sa. do Ó para Porto de Galinhas. Os moradores a batizaram de "Linda Visão", nome evidente para um local próximo aos coqueirais.

Segundo as lideranças da ocupação, como as famílias ( cerca de 120 ) estavam tornando a paisagem " feia" para os turistas, que chegavam a parar e fotogravam os barracos de lona plástica, as famílias foram retiradas de lá, com PM e tudo, e levadas para um campo de futebol de areia cinza, infestado de bichos de pé e pulgas, exatamente atrás do Hospital Municipal Carozita Brito e ao lado de um cemitério.

A situação deles é lastimável.


Estive lá no sábado pela manhã conversando com as atuais 92 famílias que resistem até conseguirem casas para morar.

A Prefeitura de Ipojuca sinaliza com o pagamento de auxilio moradia, solução paliativa que não resolverá o problema para essas famílias e outras.

Segundo as lideranças da ocupação, há mais de 2.000 famílias em Ipojuca, N.Sa. do Ó e Porto de Galinhas nessa situação.

Em Porto de Galinhas há uma comunidade chamada Salinas, onde 300 famílias moram em palafitas no mangue e na maré cheia têm que sair de casa.

Vamos acionar as equipes de saúde da Prefeitura para tratar das crianças infestadas pelo bicho de pé e mordidas de pulgas, acionar o Prefeito e o Presidente da Câmara para que se possa alterar o projeto de orçamento de 2009 inserindo a construção de casas para essas famílias.

Vejam as fotos.

Um comentário:

Fábio Salles PE disse...

Faço aqui minha reiteração a esse assunto que não só tem urgentemente de ser resolvido através daquele Gestor Municipal e outros convênios afins, como também, principalmente nos toca e fere nossa alma enquanto mortais que somos. Saber que ainda há esse déficit de quase 2.000 em situações semelhantes, sobrevivendo às margens do retrocesso, sem moradia digna, em vida social sub-humana, sinceramente caro conselheiro, é por demais deplorável e tem mais, deixo postado também minhas solicitações de provisão para o orçamento do próximo 2009, a contemplação de verba para conter essa emergencial situação social a que enfrentam essas famílias-irmãs no belo Município Ipojuca.