quinta-feira, 26 de março de 2009

Analista do IPEA descarta recessão no Brasil em 2009



Por Paulo Rubem

Fonte : www.ipea.gov.br

Documento publicado ontem (*)prevê crescimento do PIB entre 1,5% e 2,5%; coordenador critica políticas fiscal e monetária.

"Sou crítico a esta política econômica. Não há justificativa para praticar um superávit fiscal, que é uma política contracionista, e uma política monetária tão ortodoxa neste clima em que estamos vivendo, claramente abaixo do pleno emprego"

Mesmo com a crise mundial, a economia brasileira vai crescer neste ano. Mas vai crescer pouco: entre 1,5% e 2,5%. É o que prevê a Carta de Conjuntura do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), divulgada no dia 25 de março em Brasília.

A publicação trimestral do GAP (Grupo de Análise e Projeções) da Dimac (Diretoria de Estudos Macroeconômicos) projeta ainda um déficit nas transações correntes de US$ 18 bilhões a US$ 25 bilhões e uma taxa de inflação entre 3,7% e 4,7% para o ano.

"Este resultado é reflexo de uma trajetória de recuperação ao longo do ano, em que o PIB cresceria a taxas mais expressivas a partir do segundo semestre", diz o anexo de projeções da Carta.

Para o GAP, as taxas de crescimento trimestral em 2009 serão, respectivamente, 0,2%, 1,6%, 2,5% e 3,1%.

Durante a apresentação, o coordenador da pesquisa, Roberto Messenberg, que trabalha no escritório do Ipea no Rio de Janeiro, atacou a política econômica do governo e defendeu a queda na taxa de juros e no superávit primário.

"Sou crítico a esta política econômica. Não há justificativa para praticar um superávit fiscal, que é uma política contracionista, e uma política monetária tão ortodoxa neste clima em que estamos vivendo, claramente abaixo do pleno emprego", disse Messenberg.

A Carta mostra que os investimentos da União caíram de 2007 para 2008 tanto em valores nominais como em percentuais do PIB.

"O governo precisa baixar o superávit primário, reduzir a despesa fiscal com juros e investir. Sem investimento, nossa economia vai ficar sem defesas contra a queda do emprego e o baixo crescimento", alertou o coordenador.

"Em épocas de crise, é mais fácil cortar investimentos, porque não são gastos fixos. Mas, se cortar ainda mais, aí é que a economia não cresce mesmo", concluiu Messenberg.

As próximas Cartas de Conjuntura serão divulgadas em junho, setembro e dezembro.

(*) IPEA- Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada do Ministério do Planejamento

Nenhum comentário: