domingo, 29 de março de 2009

PETROLINA ( 2 ) : Segurança Pública e Justiça Social são debatidos com Pastoral da Juventude


Por Paulo Rubem

Na manhã desse domingo, ainda em Petrolina, no Centro Pio XI, próximo a catedral da cidade, estive reunido com integrantes da Pastoral da Juventude da Diocese local, cujo Bispo é Dom Paulo Cardozo.

Como o tema da Campanha da Fraternidade da CNBB esse ano relaciona Justiça Social e Segurança Pública, fizemos uma exposição breve sobre os trabalhos desenvolvidos atualmente na Comissões de Segurança Pública e Direitos Humanos da Câmara Federal, das quais faço parte indicado pelo PDT.

Realçamos a importância da realização das conferências livres de segurança pública, preparatórias, nos municípios, à Conferência Nacional que se realizará em agosto próximo, sobre o mesmo tema.

Acertamos com a PJ o envio dos Relatórios Nacionais sobre a execução orçamentária dos programas de segurança pública do governo federal, bem como dados sobre a execução, gastos e convênios feitos pelo Fundo Penitenciário Nacional-FUNPEN, além de documentos sobre políticas sociais que representam a verdadeira extensão e construção da justiça social para o povo brasileiro.

Vamos enviar também informações sobre a convocação das conferências de comunicação, que ocorrerá em dezembro de 2009 e de educação básica, que ocorrerá em 2010, entre outras previstas até o próximo ano.

Voltaremos ao município em maio para visitar as comunidades beneficiadas pela capacitação em agricultura familiar e promoveremos debates na Universidade de Pernambuco e com entidades comunitárias sobre o FUNDEB, o Piso Salarial dos Profissionais da Educação, a Lei Maria da Penha e a atual Crise Econômica Mundial que também atinge o nosso País.

Nas fotos, o registro de nosso encontro, hoje cedo, em Petrolina, no Centro Pio XI.

Nas próximas matérias, mais registro de nossa agenda feita nesse sábado e hoje, domingo, em Petrolina, as informações sobre as comemorações do Dia Mundial do Teatro, realizadas na sexta-feira, dia 27,em CAMARAGIBE, cidade vizinha ao Recife, quando recebemos homenagem da Fundação de Cultura da Cidade por nossa militância, discussões e propostas orçamentárias na área das políticas culturais.

Nesta segunda, 30 de março,às 9:00, estarei numa Mesa de Debates promovida pelos integrantes da UNAFISC0- Regional de Pernambuco, entidade que congrega os Auditores da Receita Federal, na Avenida Martin Lhuter King, próximo a Caixa Econômica Federal, no Recife antigo.

Nenhum comentário: