domingo, 29 de março de 2009

Em PETROLINA, no sertão do São Francisco, mandato acompanha capacitação em agricultura familiar ( 1 )


Por Paulo Rubem

Na tarde deste sábado, 28, viajei para Petrolina, cidade do sertão do Rio São Francisco, a 800 km de Recife, aproximadamente.

Lá chegando, às 15:00, fui direto para o CEFET, onde estava acontecendo o penúltimo dia da 3a. etapa da capacitação para a agricultura familiar com 100 famílias das comunidades de Terra Nova, Ponta da Serra, Caatinguinha e Assentamento 1o. de maio, todas de Petrolina.

O trabalho desenvolvido nesse município também vem acontecendo em Tacaimbó, no Agreste de Pernambuco, Ouricuri, no sertão do Araripe e Igarassu, na região metropolitana norte, próximo ao Recife.

Os recursos para essas atividades, orçadas em R$ 500.000,00 ( quinhentos mil reais )foram obtidos através de emenda parlamentar de nossa autoria ao orçamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário e a coordenação das ações é assumida pela Entidade Civil Organização Trajetória Mundial.

Nas fotos de nossa presença no encontro temos o registro dos integrantes das comunidades beneficiadas, para quem anunciamos também o início dos trabalhos para a reformulação da atual Lei Federal da Agricultura Familiar.

Até junho vamos debater as alterações pretendidas para apresentarmos um novo projeto de lei sobre o tema até lá.

As principais alterações visam obrigar estados e municípios a construirem planos, conselhos, realizarem conferências e desenvolverem orçamentos próprios para o desenvolvimento da agricultura familiar, o que não está contido na atual lei federal.

Nenhum comentário: