quinta-feira, 5 de março de 2009

Mandato teve audiência com Presidente do IPEA com proposta de agenda de debates











Por Paulo Rubem

Hoje pela manhã, em Brasília, fomos recebidos em audiência pelo economista Márcio Pochmann, Presidente do IPEA-Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, do Ministério do Planejamento.

Acompanhado do Diretor de Política Macroeconomica do orgão, o economista João Sicsu, de Fernando Ferreira, também Diretor do IPEA e demais assessores, o presidente enfatizou a necessidade de fortalecermos o debate sobre a crise econõmica atual e a construção de alternativas que reforcem um projeto de desenvolvimento com ampliação de investimentos e de gastos sociais que promovam inclusão para a população mais pobre, seja no mercado de trabalho seja no acesso a bens públicos essenciais.

Segundo Pochmann o momento atual, de crise, é propício para a revisão de fundamentos até então dominantes na condução das políticas governamentais, sobretudo nas áreas monetária e fiscal, teses que vínhamos buscando debater desde 2003.

Pochmann aceitou nosso convite para ir a Recife até final de abril debater as teses defendidas nos documentos do IPEA, bem como se dispôs a vir a Câmara dos Deputados para realizar o mesmo debate com a bancada do PDT.

Em Recife, conforme entendimentos preliminares tidos agora há pouco com o Professor Leonardo Guimarães Neto, vamos sugerir que o debate seja patrocinado conjuntamente com o Conselho Regional de Economia e o Ceplan, consultoria integrada pela Professora Tânia Bacelar e pelos economistas Tarcísio Patrício, Valdeci Monteiro, Jorge Jatobá, Aldemir do Vale e pelo próprio Leonardo Guimarães Neto.

Nas fotos, imagens da audiência hoje cedo no IPEA.

Nenhum comentário: