sexta-feira, 20 de março de 2009

Mandato participa do Congresso de Secretários de Saúde e da Assembléia dos Trabalhadores em Educação








Por Paulo Rubem

Nesta sexta-feira, 20 de março , estivemos em duas atividades importantes das áreas de saúde e educação em Pernambuco.

No final da manhã e até às 14hs, estive em CARUARU, no agreste do Estado, a 120km de Recife, participando do 55o. Encontro dos Secretários Municipais de Saúde, onde reforçamos a luta pelo SUS, pelo financiamento da saúde e pelo aprimoramento da gestão com o fortalecimento do controle social.

Falando em nome da FRENTE PARLAMENTAR DA SAÚDE, enfatizamos a necessidade da formação e capacitação dos Conselheiros Municipais de Saúde a fim de se consolidar a universalidade e a qualidade do SUS em todo o país.

Fomos o único mandato de deputado federal a participar do evento, realizado no auditório da FAFICA, Faculdade de Filosofia de Caruaru.

COM OS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO

Voltando ao Recife, a partir das 15:30, estivemos no Auditório Guararapes do Centro de Convenções de Pernambuco, onde participamos da Assembléia da Campanha Salarial dos Trabalhadores em Educação do Estado, coordenados pelo SINTEPE.

Enfatizamos em nossa intervenção na assembléia, a luta pelo PISO SALARIAL NACIONAL, pela construção efetiva do FUNDEB em cada escola e rede pública de educação, bem como pela necessidade da mobilização da categoria pela reformulação dos Planos de Cargos e Carreira, como prevê a Lei Nacional do Piso Salarial.

Revelamos, mais uma vez, que fomos o único voto contrário na Comissão de Educação aos valores aprovados para o PISO, porque comprovamos com os dados oficiais da arrecadação federal que a União poderia complementar os valores necessários para que estados e municípios pagassem o PISO solicitado pela CNTE, entendendo que o movimento sindical nacional da categoria não optou pela pressão de base no sentido de ver aprovada a proposta da sua Confederação Nacional.

Agora é retomar a luta nacional, com paralisações e enfrentamentos em todos os estados. Só com a pressão a categoria conquista seus direitos essenciais !!

Nenhum comentário: