terça-feira, 10 de março de 2009

Mandato presente em Ato da CUT sobre o Dia Internacional da Mulher em Recife



Por Paulo Rubem

Na tarde dessa segunda-feira, dia 9, o mandato esteve presente no Ato convocado pela CUT e entidades sindicais, alusivo às comemorações e lutas inseridas no Dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

Em nossa intervenção destacamos as conquistas que vem sendo obtidas pelo movimento feminista no combate à violência e à discriminação, enfatizando as ações que o mandato desenvolve na defesa de políticas públicas e de maior participação das mulheres na elaboração e execução dos orçamentos governamentais.
Sem dinheiro não há políticas universais inclusivas para atender às mulheres do campo e da cidade.

Destacamos ainda que tão graves quanto os atos de violência que assediam, agridem e assassinam mulheres, são os atos(ou a omissão) do estado e das autoridades governamentais, tangidos há pelo menos dez anos por um regime econômico-monetário que impõe economia de gastos públicos para o pagamento privilegiado de juros e parcelas da dívida em títulos públicos.

As consequências dessa submissão aos interesses do mercado são conhecidas. Mães grávidas que morrem ou perdem seus filhos por deficiência de atendimento em maternidades públicas, ausências de creches em comunidades populares, falta de política habitacional para as mulheres chefes de família, de saneamento, índices de mortalidade infantil ainda agudos em muitas regiões rurais do país, no norte e nordeste, entre outros sintomas da ausência do estado nas políticas públicas.

A reversão desse quadro só ocorrerá com ações de formação e conscientização das mulheres e homens, com pressão popular sobre as autoridades governamentais, com mais investimento social e controle da sociedade na execução das políticas inclusivas.

Atualmente estamos trabalhando para apoiar movimentos e entidades feministas na implantação de coordenadorias e ações com e para as mulheres no maior número de cidades de Pernambuco, enfatizando ainda o conhecimento e a luta pela aplicação prática da Lei Maria da Penha, por meio de exibição de documentários em telões, palestras e publicações.Desde 2005, nessa direção, conseguidos aprovar emendas ao orçamento federal que significarão, ao final de 2009, a transferência de mais de R$ 2 milhões para o governo estadual e vários municípios de Pernambuco, sobretudo a capital, o Recife, desde a gestão de João Paulo como Prefeito.

Nas imagens, registros de nossa presença no Ato realizado nessa segunda-feira, no centro do Recife, na histórica Pracinha do Diário ( onde funcionou o jornal Diário de Pernambuco, em sua sede antiga ).

Nenhum comentário: